Quais lendas do futebol se aposentaram em 2023? Veja lista
Confira abaixo as estrelas que penduraram a chuteira em 2023:
Buffon
Considerado um dos maiores goleiros da história, Gianluigi Buffon se despediu dos gramados aos 45 anos.
Campeão da Copa do Mundo de 2006 com a Itália, a lenda da Juventus anunciou sua aposentadoria em agosto, depois de jogar as duas últimas temporadas pelo Parma, time em que Buffon começou sua carreira aos 17 anos.
Chiellini
Giorgio Chiellini, companheiro de equipe de Buffon na Juventus e na Azzurra, também encerrou a carreira. O carismático zagueiro central, vencedor da Euro 2020 e de nove Scudetti, parou de jogar aos 39 anos de idade depois de perder a final da MLS em dezembro com o Los Angeles FC.
Ibrahimovic
O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que passou grande parte de sua carreira na Itália, encerrou a carreira no Milan em junho, aos 41 anos, após uma última temporada de muitas contusões e pouquíssimos minutos em campo.
Ibra fez história no Ajax, na Juventus, nos times de Milão, no Barcelona e no PSG.
Godín
Após mais de duas décadas no futebol, o uruguaio Diego Godín, 37 anos, jogou sua última partida profissional em julho, com a camisa do Vélez Sarsfield.
O ex-capitão do Atlético de Madrid foi um dos jogadores que mais brilharam na geração que levou o Uruguai ao título da Copa América em 2011 e ao quarto lugar na Copa do Mundo de 2010.
Fàbregas
Cesc Fàbregas se aposentou aos 36 anos jogando pelo Como, na segunda divisão da Itália.
O meia marcou época no Arsenal de Arsene Wenger e no Barcelona de Pep Guardiola, além de ter sido campeão do mundo com a Espanha em 2010.
Rapinoe
Quem também deixou os gramados após uma longa carreira foi a americana Megan Rapinoe, de 38 anos.
Considerada uma das melhores jogadoras do século XXI, e também conhecida por seu ativismo feminista, a capitã dos EUA teve uma despedida amarga ao perder o pênalti que selou a eliminação de seu país contra a Suécia nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2023.
Filipe Luís
Lenda do Atletico de Madrid e do Flamengo, o lateral Filipe Luís se aposentou ao final desta temporada aos 38 anos de idade.
Campeão da Libertadores e duas vezes vice da Liga dos Campeões, o agora ex-rubro-negro também defendeu a Seleção Brasileira na Copa de 2018.
A temporada de 2023 no futebol brasileiro também ficou marcada pelas aposentadorias do lateral corintiano Fabio Santos e do zagueiro atleticano Réver.
Aposentadorias precoces
Mesut Özil anunciou o fim de sua carreira em maio, aos 34 anos. Seu último clube foi o Istanbul Basaksehir, da Turquia, mas ele fez seu nome no Real Madrid e no Arsenal.
A principal conquista do alemão foi a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O espanhol David Silva, que venceu a Copa do Mundo com a Espanha em 2010, anunciou em julho que sua carreira estava chegando ao fim após uma grave lesão no joelho esquerdo. O ex-meia do Manchester City e da Real Sociedad parou de jogar aos 37 anos.
O astro galês Gareth Bale, de 33 anos, anunciou em janeiro que estava se aposentando do futebol "com efeito imediato", após sucesso meteórico no Tottenham e um período de altos e baixos no Real Madrid.
Outro ex-jogador do Real Madrid, o talentoso atacante belga Eden Hazard, anunciou em outubro que estava pendurando as chuteiras aos 32 anos, depois de uma passagem decepcionante na Espanha devido a lesões.
O melhor momento de Hazard foi no Chelsea, onde conquistou 6 taças, e na Bélgica de 2018, quando chegou ao 3º lugar da Copa do Mundo.