Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quais países já boicotaram ou já foram banidos de uma Olimpíada? Veja lista

A África do Sul foi impedida de competir nas Olimpíadas por quase 3 décadas
A África do Sul foi impedida de competir nas Olimpíadas por quase 3 décadasUS Air Force / Wikimedia
A batalha sobre permitir ou não que a Rússia participe dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris se intensificou nas últimas semanas, e a Ucrânia disse que pode boicotar o evento se atletas russos forem liberados a competir. Ao longo da história, porém, muitos países já ficaram de fora dos Jogos, por proibição ou boicote.

Confira a linha do tempo abaixo:

Antuérpia 1920: Alemanha, Áustria, Bulgária, Hungria e Turquia foram banidas devido ao seu envolvimento na Primeira Guerra Mundial.

Paris 1924: A Alemanha continuou fora por conta da Primeira Guerra Mundial. Os demais países foram autorizados a competir.

Berlim 1936: A Espanha decidiu boicotar os Jogos patrocinados pela Alemanha nazista. A Irlanda também boicotou, mas em protesto à expulsão, por questões geopolíticas, de um atleta irlandês pela federação internacional de atletismo.

Londres 1948: Alemanha e Japão não foram convidados por retaliação relacionada à Segunda Guerra Mundial.

Helsinki 1952: Taiwan se recusou a participar porque o COI liberou a participação da China – três anos após a revolução comunista no país que empurrou o governo deposto para a ilha chinesa.

Atletas da Alemanha nazista carregando a tocha olímpica em 1936
Atletas da Alemanha nazista carregando a tocha olímpica em 1936Bundesarchiv

Melbourne 1956: Esta Olimpíada foi um festival de ausências. A Espanha (de novo), Liechtenstein, Holanda e Suécia boicotaram os jogos em protesto contra a invasão soviética da Hungria. A China se recusou a participar porque o COI permitiu a participação de Taiwan e não voltaria mais até 1984.

Já o Egito, o Líbano e o Iraque boicotaram em razão da Guerra de Suez, que começou depois que Israel, Reino Unido e França invadiram o território egípcio do Sinai.

Roma 1960: A República Popular da China continuou seu boicote.

Tóquio 1964: A África do Sul foi banida dos jogos devido ao apartheid, o regime opressivo e racista do governo sul-africano (esta proibição durou quase 30 anos).

A Indonésia e a Coréia do Norte boicotaram o evento em protesto ao COI, que havia barrado de ir a Tóquio seus atletas que tinham participado do GANEFO (Olimpíada alternativa de países emergentes fundada pelos indonésios em 1963, a qual o COI não reconhecia). A China manteve seu boicote iniciado em Roma.

Cidade do México 1968: Além da África do Sul, a Coréia do Norte também foi banida, pois competiu na segunda GANEFO. A China manteve seu boicote.

Munique 1972: Assim como a África do Sul, a Rodésia (antigo Zimbabwe) foi também impedida de participar por questões raciais – o COI retirou seu convite para o país depois que outras nações africanas ameaçaram boicotar os Jogos. A China continuou ausente.

Montreal 1976: Apesar da África do Sul continuar banida, 26 países africanos boicotaram os Jogos na Alemanha depois que o COI permitiu a participação da Nova Zelândia – cujo time de rúgbi havia realizado um tour de três meses pela África do Sul segregada no início daquele ano. O Egito disputou os três primeiros dias das Olimpíadas antes de se retirar em apoio ao boicote das outras nações africanas. 

Taiwan também se recusou a participar dos Jogos, pois só havia sido autorizado a competir se não usasse sua nomenclatura oficial (“República da China"), o que os taiwaneses recusaram, mesmo com a China continental (chamada de “República Popular da China”) ainda ausente.

62 nações boicotaram Moscou 1980
62 nações boicotaram Moscou 1980RIA Novosti

Moscou 1980: Foi a Olimpíada mais boicotada da história. Por conta da invasão do Afeganistão pela União Soviética em plena Guerra Fria, os Estados Unidos e mais 61 países se recusaram a ir a Moscou. Apenas 80 nações participaram dos Jogos. A África do Sul continuou banida por conta do apartheid.

Los Angeles 1984: Nos Estados Unidos quatro anos depois, veio o troco socialista. A União Soviética e mais 13 nações boicotaram os Jogos de Los Angeles, no que foi visto como retaliação ao boicote de Moscou, embora a razão oficial fosse “preocupações com a segurança”.

O Irã boicotou em protesto à política norte-americana no Oriente Médio e a Líbia não foi aos Jogos em protesto à proibição de alguns jornalistas do país de entrarem nos EUA. A China retornou depois de 32 anos de ausência, mas a África do Sul continuava fora.

Seul 1988: A Coreia do Norte (que ainda estava tecnicamente em guerra com o a Coreia do Sul) boicotou os Jogos no país vizinho depois de não ser reconhecida como co-sede das Olimpíadas. Cuba e a Etiópia se juntaram aos norte-coreanos em solidariedade. A África do Sul cumpriu seu último ano de suspensão.

Barcelona 1992 não teve boicotes, e a África do Sul retornou aos Jogos
Barcelona 1992 não teve boicotes, e a África do Sul retornou aos JogosOlympics.com

Sydney 2000: O Afeganistão foi banido devido à discriminação contra mulheres sob o regime do Talibã.

Rio 2016: O Comitê Olímpico do Kuwait foi suspenso devido a “interferência governamental” e os nove atletas do país competiram no Rio de Janeiro sob bandeira neutra. Além disso, mais de 100 atletas russos foram proibidos de participar dos Jogos após revelações de que o governo da Rússia patrocinara o doping de atletas olímpicos dois anos antes.

Tóquio 2020: Desta vez, a sanção contra a Rússia foi completa e todos os atletas do país tiveram de competir sob bandeira neutra, ainda por conta do escândalo do doping de 2014.

Paris 2024: Por ora, segundo o COI, a sanção contra a Rússia será mantida - desta vez por conta da invasão da Ucrânia - e atletas russos e bielorrussos poderão competir de forma neutra novamente. Mas o assunto está longe de estar decidido, com Kiev fazendo campanha para que a proibição seja total.

Confira a cobertura de Paris 2024 do Flashcore