Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quem é Embolo, o primeiro jogador da história das Copas a marcar contra seu país natal

Josias Pereira
Embolo deixou o seu em triunfo suíço no Catar e fez história em Copas do Mundo
Embolo deixou o seu em triunfo suíço no Catar e fez história em Copas do MundoProfimedia
Autor do gol da vitória da Suíça sobre Camarões por 1 a 0, em jogo realizado nesta quinta-feira (24), o atacante Breel Donald Embolo carrega consigo uma história de respeito às origens. Camaronês de nascimento, ele acabou decretando a derrota de sua terra natal. Porém, em respeito, não celebrou.

Embolo, 25, defende as cores do Monaco, da França. Aos cinco anos de idade, ele deixou Camarões acompanhado da mãe. Seus pais se separaram e Embolo seguiu para a França inicialmente. Lá, sua mãe encontrou um novo companheiro e, posteriormente, o destino da família foi a Suíça. O país europeu acolheu Embolo e sua família, com o atleta ganhando a cidadania em dezembro de 2014.

Toda a formação de Embolo foi na Suíça. Seu primeiro clube foi o Nordstern, onde o jovem ganhou notoriedade até chegar ao Basel, um dos principais clubes do país. Embolo não passou desapercebido em sua terra natal. Chegou a ser convocado para defender Camarões. 

Todavia, a preferência de Embolo foi pela Suíça, onde passou a ser chamado em seguidas convocações desde as categorias de base. Sua estreia na seleção principal foi em 2015, quando a Suíça empatou com os Estados Unidos por 1 a 1 em amistoso. 

Com o gol marcado sobre Camarões, Embolo se tornou o primeiro jogador na história das Copas a marcar um gol por seu país adotivo contra seu país natal. Em respeito, ele não celebrou o tento.

Ele é uma das esperanças suíças de classificação à próxima fase da Copa e vai cruzar o caminho do Brasil na segunda rodada do Grupo G, quando suíços e brasileiros vão se encontrar na segunda-feira (28), às 13h, no estádio 974. 

Acompanhe tudo sobre a Copa do Mundo no Flashscore