Quem são os principais candidatos ao prêmio de revelação da Copa do Mundo?
A lista a seguir é um ranking estabelecido por nós, cuja ordem não é necessariamente fixa. A ideia é tentar organizar uma certa hierarquia e achamos interessante elaborá-la dessa forma. Os critérios são muito simples: potencial, depois o nível de jogo desde o início da temporada.
8º: Josko Gvardiol ( Croácia )
Nascido em 23 de janeiro de 2002, Gvadiol é um dos zagueiros mais promissores do mundo. Selecionado por Zlatko Dalic para o Mundial com a Croácia, o jogador do RB Leipzig teve uma grande evolução desde a sua chegada à Bundesliga.
Nesta temporada, ele não é necessariamente indiscutível, mas joga cada vez mais semana após semana. Marco Rose parece gostar do seu perfil rápido e resistente.
Ele tem uma técnica acima da média em comparação com outros zagueiros centrais, principalmente por causa de sua capacidade de passe. Tudo isso, aliado ao volume de jogo, o torna um representante perfeito do zagueiro moderno, tão à vontade com a bola quanto sem ela. Com a Croácia, ele deve disputar a vaga de titular e mostrar ainda mais o seu talento.
7º: Nuno Mendes ( Portugal )
Nuno Mendes nasceu em 2002, no dia 19 de Junho, e ocupa a defesa pelo lado esquerdo. Assim como Hakimi no PSG, o português não está em destaque desde o início da temporada, mas tem atuado na mesma linha da anterior.
Rápido, resistente, fisicamente completo, ele também tem o perfil de um jogador moderno, que cumpre todas as expectativas de sua posição. Com um grande volume de jogo, Nuno Mendes consegue multiplicar as jogadas defensivas e ofensivas.
Técnico, bom passador e bom cruzador, o parisiense tem qualidades para brilhar neste Mundial. Se conseguir realizar partidas, não há dúvida que ajudará o time do técnico Fernando Santos.
6º: Enzo Fernández ( Argentina )
Uma das sensações deste início de temporada na Europa, Enzo Fernandez chegou ao Benfica no verão passado e já se afirmou. Ele é um meio-campista completo e versátil. Como os outros jogadores desta lista, Enzo Fernandez tem todas as qualidades de um meio-campista moderno. O jogador de 21 anos, nascido em 17 de Janeiro de 2001, estreou pela seleção em setembro e soma apenas duas convocações.
Esta Copa do Mundo é o trampolim perfeito para convencer quem ainda não o conhece. Ele não parece ser titular de Lionel Scaloni, mas deve ter um papel a desempenhar no rodízio do elenco. Se Leo Messi e os seus companheiros conseguirem ir até ao fim, não será de estranhar que Enzo Fernandez seja o responsável, à sua maneira, pelo sucesso da equipe.
5º: Eduardo Camavinga ( França )
Como outros neste artigo, Eduardo Camavinga não está mais no centro das atenções. Ele esteve perto de ganhar o Troféu Kopa 2022 da France Football de melhor jogador com menos de 21 anos. O meio-campista do Real Madrid é um dos talentos mais promissores de sua geração.
Depois de conquistar a Liga dos Campeões em junho passado, Camavinga, aos 20 anos, está prestes a disputar seu primeiro grande torneio internacional. Mesmo apresentando sinais de irregularidade e imaturidade desde o início da temporada , o jogador formado pelo Rennes já tem muita experiência, algo necessário para ser uma das maiores estrelas internacionais. Assim como Enzo Fernandez, o meio-campista do Real Madrid não deve ser titular, mas tem um papel a desempenhar na rotação.
4º: Gavi ( Espanha )
É com certeza uma das sensações da temporada 2021/2022. Ainda não brilhou na atual temporada, mas é uma das mais belas promessas do futebol mundial. Gavi vai conhecer a sua primeira grande competição internacional. O jovem de 18 anos, nascido em 5 de agosto de 2004, se conseguir imitar o companheiro de equipe e compatriota Pedri, poderá fazer ainda mais história no futebol espanhol nas próximas semanas.
Embora ele não seja uma presença permanente no time de Xavi no Barcelona, Gavi ainda atua na grande maioria dos jogos. Com La Roja, seu papel provavelmente será relativamente semelhante e Luis Enrique parece gostar de seu perfil. Um número 8 bastante completo, Gavi tem mostrado mais rigor defensivo nesta temporada. No entanto, ele também é muito bom na frente do gol e pode ser um dos superjogadores da Espanha no Catar.
3º: Rodrygo ( Brasil )
Como seu companheiro de equipe francês no clube, Rodrygo mostrou que pode ser decisivo, mesmo não sendo titular. Isso é uma boa notícia, porque com o Brasil, porque ele provavelmente terá o mesmo papel. No entanto, a nível de clube, melhorou e tem evoluído. É um sinal de que está a confirmar o seu grande talento.
A convocação para o Mundial por Tite é uma justa recompensa para o jovem nascido em 9 de janeiro de 2001 e que, por isso, é o mais velho deste ranking. Sua versatilidade como ala e atacante deve ajudar o Brasil. Porém, ele não é o único que pode jogar em diferentes posições e pode ser difícil vê-lo jogando muitos minutos durante a competição.
2º: Jamal Musiala ( Alemanha )
Jamal Musiala é talvez um dos melhores jogadores do mundo no momento e assumiu uma nova dimensão no Bayern de Munique desde o início da temporada. O ala, que se tornou o camisa 10 sob o comando de Julian Nagelsmann, marcou 12 gols e deu oito assistências em 21 partidas em todas as competições e pode ser o melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2022.
Ele tem potencial para ser o melhor jovem jogador da Copa do Mundo de 2022, mesmo tendo nascido em 26 de fevereiro de 2003, e há chances de Hansi Flick colocá-lo como titular. Musiala tem talento para fazer o que seu compatriota e companheiro de seleção Thomas Muller fez na Copa do Mundo de 2010. O jovem de 19 anos é surpreendentemente maduro e capaz na frente do gol, e provavelmente há apenas um jogador em melhor posição para brilhar ainda mais.
1º: Jude Bellingham ( Inglaterra )
Jude Bellingham também começou bem na temporada 2022/2023. Nasceu em 2003, em 29 de junho, e apesar de ser o mais jovem deste ranking, isso não o impede de estar na primeira posição. O meio-campista é o líder técnico do Borussia Dortmund e nas últimas semanas, apesar da posição de camisa 8, provou que é capaz de fazer gols. Com a Inglaterra, outros poderão fazer melhor, mas Bellingham é um jogador completo.
O ex-jogador do Birmingham vai fazer seu segundo grande torneio internacional e, ao contrário da Euro 2020, há uma boa chance de jogar a Copa do Mundo de 2022 como titular. Com ele, os Três Leões podem acreditar na sua segunda estrela.