Quem vai decidir o derby de Manchester? Veja o que dizem os números
Do último encontro entre os times de Manchester para cá as coisas mudaram. Desde aquela derrota vergonhosa, o United ganhou sete de seus 10 jogos na Premier League (o segundo melhor time no período, depois do Newcastle).
Confira a classificação completa do Campeonato Inglês
O Manchester City está em segundo lugar no campeonato, cinco pontos atrás do Arsenal e apenas quatro à frente do United. O derby de sábado certamente deverá ser o mais equilibrado dos últimos anos, e a sorte dos times vai depender de dois maestros do meio-campo.
A ascensão de Casemiro
A única área em que o United melhorou incrivelmente desde aquele 6x3 é a defesa. Após sofrer 14 gols nos primeiros sete jogos da temporada, o time sofreu apenas seis nas últimas 10 partidas. Essa melhora tem nome: Casemiro. O impacto do volante brasileiro aparece nas estatísticas, que mostram que o time passou a ficar mais controlado e bem postado desde que o meio-campista virou titular:
As excelentes atuações de Casemiro também aparecem nos números individuais. Durante esse período de 10 jogos, o meio-campista ocupa o segundo lugar em duelos individuais vencidos (77, veja gráfico abaixo) e o sexto lugar nas divididas vencidas (19), além de ser o oitavo jogador com mais bolas recuperadas (73). Surpreendentemente para um volante, ele é o oitavo melhor nas “assistências esperadas” (1,88) na Premier League.
Outro alento para os torcedores dos Red Devils: Casemiro tem excelente histórico contra o City, tendo eliminado a equipe de Guardiola duas vezes da Champions League.
Declínio de Kevin?
Enquanto o meio-campista experiente do United revigorou o time, o seu par do City tem preocupado os torcedores pela falta de produção.
Kevin De Bruyne decepcionou na Copa do Mundo, mas se no Catar o fracasso pode ser atribuído ao coletivo, no time de Pep Guardiola é difícil dizer o mesmo. O meia belga está há oito jogos sem nenhuma assistência na Premier League e há cinco partidas sem balançar a rede.
O armador de 31 anos só passou mais de cinco jogos sem fazer gol ou dar assistência no Campeonato Inglês apenas uma vez em sua carreira (10 jogos na temporada 2018-19).
A idade está chegando para Kevin, depois de jogar mais de 10 temporadas no mais alto nível?
Bem, apenas três jogadores tiveram mais finalizações do que De Bruyne nos últimos cinco jogos (foram 15 no período) e ele ainda lidera a liga em chances criadas (19), então a resposta provavelmente é não. Em números de "gols esperados" (xG) e "assistências esperadas", ele ocupa a quarta posição nos últimos cinco jogos da Premier League.
Apesar de não dar nenhuma assistência em oito partidas, De Bruyne ainda lidera o quadro de assistências da liga (nove), e tem tudo para se tornar o quarto jogador a terminar com 10 ou mais assistências em cinco temporadas diferentes, depois de Cesc Fàbregas, Ryan Giggs e Wayne Rooney.
Para o Manchester United, uma vitória pode dar esperanças de um título que não vem desde 2012/13, coincidentemente a última vez que os Red Devils terminaram o campeonato na frente do City.
Para o time de Pep Guardiola, uma vitória é necessária para manter a pressão sobre o líder Arsenal, além de manter a invencibilidade sobre o maior rival, que já perdura desde março de 2020.
E o desempenho de Casemiro e De Bruyne pode ser o fiel da balança.