Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Raphaël Varane, zagueiro da França, encerra carreira aos 31 anos

Varane brilhou no United e no Real
Varane brilhou no United e no RealAction Images via Reuters / Jason Cairnduff
O zagueiro francês Raphaël Varane, campeão do mundo com a seleção francesa em 2018, anunciou sua aposentadoria do futebol aos 31 anos de idade nesta quarta-feira (25). Ele encerra sua carreira de forma precoce após sofrer uma grave lesão no joelho.

Varane disputou 93 partidas pela França de 2013 a 22, chegando a duas finais de Copa.

O francês começou sua carreira no Lens, da Ligue 1, antes de se juntar ao Real Madrid em 2011, onde jogou 360 vezes e ganhou três títulos da LaLiga e quatro da Liga dos Campeões.

Últimas temporadas do zagueiro
Últimas temporadas do zagueiroFlashscore

O zagueiro se mudou para o Manchester United em 2021, disputando 95 partidas e ajudando o time inglês a vencer a Copa da Liga em 2023 e a Copa da Inglaterra em 2024.

Seu último clube foi o Como, da Série A, para onde se transferiu em julho. Lá ele sofreu uma lesão no joelho em sua estreia e não jogou mais.

"Eu caí e me levantei mil vezes e, desta vez, é o momento de parar e pendurar minhas chuteiras com meu último jogo ganhando um troféu em Wembley", escreveu Varane em um post no Instagram, referindo-se à vitória do United na FA Cup em maio.

"Não me arrependo de nada, não mudaria nada. Ganhei mais do que poderia ter sonhado, mas além dos elogios e troféus, tenho orgulho de que, não importa o que aconteça, me mantive fiel aos meus princípios de ser sincero e tentei deixar todos os lugares melhores do que os encontrei."

Varane acrescentou que permaneceria no Como em outra função, fora de campo.

Histórico de lesões recentes de Varane
Histórico de lesões recentes de VaraneFlashscore

"Uma nova vida começa fora do campo. Eu continuarei no Como. Só que sem usar minhas chuteiras e caneleiras. Estou ansioso para falar mais sobre isso em breve", disse ele.

Em abril, o zagueiro disse que as concussões sofridas ao longo de sua carreira haviam "danificado seu corpo" e enfatizou a importância de conscientizar os jogadores sobre os perigos da cabeçada.