Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Real Madrid vence o Barcelona e assume a liderança de La Liga

Benzema e Valverde deram a vantagem ao Madrid no primeiro tempo
Benzema e Valverde deram a vantagem ao Madrid no primeiro tempoProfimedia
La Liga tem novo líder. O Real Madrid foi superior ao Barcelona no Santiago Bernabéu e venceu o rival por 3 a 1, neste domingo (16). Karim Benzema, Federico Valverde e Rodrygo marcaram os gols que colocaram os madridistas três pontos à frente dos culés.

Com o triunfo em "El Clásico", o Real Madrid agora é o único invicto do Campeonato Espanhol. Além disso, passa a ter o melhor ataque da competição, com 22 gols marcados — um a mais que o rival.

Já o Barcelona, que havia sofrido apenas um gol em oito rodadas, tomou o triplo em apenas uma partida. Com a iminente eliminação na Liga dos Campeões e a derrota no clássico, o técnico Xavi Hernández precisará superar seu pior momento desde que assumiu o comando da equipe, em novembro de 2021.

Confira a classificação atualizada de La Liga

Para Karim Benzema, a semana deve ficar ainda mais especial. Além de fazer as pazes com a rede na melhor ocasião possível, depois de cinco partidas em branco (pior sequência desde 2019/20), o francês deve ser coroado nesta segunda-feira (17) com a primeira Bola de Ouro de sua carreira.

Apesar de viver uma era de superioridade em relação ao Barcelona, o Real Madrid tinha uma incômoda marca a superar neste domingo. Nos últimos seis clássicos de La Liga disputados no Bernabéu, a equipe havia vencido apenas um e perdido cinco. Em campo, o time de Carlo Ancelotti não deu bola para o histórico recente e foi bastante superior. Os catalães chegaram a assustar no fim, mas o placar refletiu uma estratégia bem montada pelo treinador italiano, que explorou os espaços deixados pelos blaugranas.

Madrid letal

Todo mundo já conhece a jogada, mas nem por isso é fácil de marcar: Toni Kroos recebe no campo de defesa, lança Vinícius Júnior em velocidade e Benzema finaliza. A arma é ainda mais letal contra um adversário que adianta a marcação e deixa espaços na retaguarda. Foi assim que o Real Madrid abriu o placar, aos 12, com o camisa 9 aproveitando rebote de Marc-André ter Stegen.

Estatísticas do clássico entre Real Madrid e Barcelona
Estatísticas do clássico entre Real Madrid e BarcelonaFlashscore

Atrás no placar pela primeira vez nesta Liga, o Barcelona teve seus melhores minutos em campo após o gol. Em posição duvidosa, Robert Lewandowski chegou a desperdiçar chance debaixo da trave. O rival não perdoou.

Após adiantar muito a bola no lance do primeiro gol, Vini mostrou frieza de sobra quando recebeu sozinho na frente, puxou a marcação e clareou a jogada que terminou em um chutaço de Federico Valverde no canto. Na origem, Dani Carvajal salvou uma bola aparentemente perdida ao evitar a saída pela lateral.

Destacado pelo poder de marcação e pela velocidade nas transições, Valverde agora também ajuda com gols. Já são cinco em 2022/23, um a menos do que a soma das quatro temporadas anteriores. Diante do Barcelona, marcou três vezes em dez partidas.

O time de Carlo Ancelotti mostrou controle da vantagem no segundo tempo. Com uma defesa atenta a cada passo de Lewandowski e um Kroos inspiradíssimo no meio-campo, tudo caminhou com tranquilidade até os 38 minutos.

Rodrygo passa a régua

De tanto perseguir o artilheiro polonês, a defesa madridista acabou descuidando de Ferran Torres, que apareceu sozinho na área para devolver a esperança aos culés. O mérito do lance foi todo de Ansu Fati, que oxigenou o ataque catalão após entrar no lugar de Ousmane Dembélé. O jovem de 19 anos ainda teve a chance do empate, mas a bola saiu mansamente à esquerda de Andriy Lunin.

No fim, logo depois de entrar, Rodrygo sofreu pênalti de Eric García e bateu forte para fechar o placar. Além de marcar pela primeira vez em "El Clásico", o brasileiro é o vice-artilheiro do Real Madrid nesta temporada, com quatro gols, assim como Benzema e Valverde. Vini Jr. segue na liderança da lista, com sete.