Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rebeca Andrade e Alison dos Santos são eleitos atletas do ano no "Oscar" do COB

Alison dos Santos recebeu maior honraria do COB nessa quinta-feira (2)
Alison dos Santos recebeu maior honraria do COB nessa quinta-feira (2)COB/Divulgação
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou mais uma edição do Prêmio Brasil Olímpico na última quinta-feira (2). O evento foi realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e premiou os dois maiores expoentes do esporte olímpico nacional na atualidade: Alison dos Santos, melhor atleta no masculino, e Rebeca Andrade, no feminino.

Rebeca Andrade, que vem acumulando conquistas desde os Jogos Olímpicos de Tóquio, também foi campeã mundial de ginástica artística. Ela conquistou outros dois prêmios na noite dessa quinta-feira: melhor atleta da ginástica artística brasileira e o Prêmio Inspire, oferecido por um dos patrocinadores do COB em votação popular para escolha do atleta mais inspirador do ano. 

"É um orgulho poder representar a ginástica e o Brasil pelo mundo. Agradeço toda a equipe que esteve sempre ao meu lado para eu voltar em todas as vezes, realizar meus sonhos e objetivos após cada lesão. Ao Chico, meu treinador, que nunca largou minha mão, é quase um pai para mim. Se não fosse por ele, não estaria aqui hoje", disse Rebeca. 

Alison dos Santos, o popular Piu, faturou no ano passado o campeonato mundial nos 110m com barreiras e ainda conquistou a Diamond League. 

"Estão aqui os melhores entre os melhores. Parabenizo a todos que participaram disso comigo e fizeram parte da minha trajetória. Agradeço a todos os meus patrocinadores. Esse resultado é muito importante como atleta, de encontrar alguém na rua e ouvir que sou inspiração para pessoas. Mesmo que as não fazem esportes, mas que me admiram e cresceram na vida depois de verem algo meu. Faço isso com orgulho, com vontade, vale a pena. Somos brasileiros, podemos conquistar o que a gente quiser", disse Alison, também eleito o melhor atleta do atletismo. 

Veja os demais vencedores do Prêmio Brasil Olímpico: 

- O mesatenista Hugo Calderano foi eleito o Atleta da Torcida de 2022. Ele venceu a votação popular com 45% dos mais de 72 mil votos, para se tornar o primeiro atleta a conquistar o prêmio duas vezes — a outra foi em 2019; 

- A ex-ginasta Daiane dos Santos recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, um reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte brasileiro em toda a carreira.

- Os melhores treinadores do ano foram José Roberto Guimarães (esporte coletivo) e Felipe Siqueira (esporte individual).

- Os destaques dos Jogos da Juventude, disputados em Aracaju, foram a judoca Bianca Reis e o ginasta José Olímpio.

- Guilherme Benchimol, fundador da XP, patrocinadora do COB, ganhou o prêmio Espírito Olímpico.