Relembre as maiores surpresas da última janela de transferências

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Relembre as maiores surpresas da última janela de transferências

Sergio Ramos voltou ao Sevilla após 18 anos
Sergio Ramos voltou ao Sevilla após 18 anosDivulgação/Sevilla
A janela de transferências do verão europeu fechou em 1º de setembro. O mercado da bola teve contratações surpreendentes, como a de Messi pelo Inter Miami e a de várias estrelas pelos clubes da Arábia Saudita.

Nesta lista, o Flashscore selecionou as 10 maiores surpresas nas transferências entre clubes europeus. Confira abaixo. 

Ansu Fati (Brighton)

O jovem prometia ser a estrela do Barcelona, mas as lesões frustraram sua sequência no clube. Fati não teve tempo suficiente de jogo na última temporada, e ficou quase sempre no banco de reservas.

Barça emprestou Fati ao Brighton
Barça emprestou Fati ao BrightonDivulgação/Brighton

O atacante teve várias outras ofertas, mas acabou optando pelo Brighton, que sabe trabalhar muito bem com jovens jogadores. Depois de conversar com o técnico Roberto De Zerbi, ele não hesitou em se transferir para os Seagulls, como disse em uma entrevista.

Ansu Fati terá de lidar com as exigências físicas da Premier League, mas, se superar isso, será um jogador muito importante.

Leonardo Bonucci (Union Berlin)

O zagueiro queria jogar uma última temporada na Juventus, mas, durante o verão europeu, surgiram informações de que o clube não o queria mais. Isso surpreendeu o próprio Bonucci, que planejava processar a equipe por ainda ter um ano de contrato. Mas, quando o Union Berlin o procurou, ele aceitou o novo desafio.

Bonucci trocou a Juventus pelo Union Berlin
Bonucci trocou a Juventus pelo Union BerlinProfimedia

Bonucci disputará a Liga dos Campeões pelo time alemão. Ainda assim, ninguém poderia ter imaginado um final como esse para um ídolo da Juve.

Marko Arnautovic (Inter de Milão)

O atacante austríaco já completou 34 anos, mas sua carreira continua sendo uma montanha-russa. Arnautovic já jogou pela Inter na temporada 2009/10, quando foi emprestado pelo FC Twente, porém só disputou três partidas. Depois de passar por Werder Bremen e Stoke City, foi para o West Ham, de onde saiu para o time chinês Shanghai Port.

O momento de Arnautovic nas grandes ligas europeias parecia ter chegado ao fim. Isso mudou em 2021, quando ele assinou com o Bologna, pelo qual teve uma média de um gol a cada dois jogos. O Manchester United estava supostamente interessado no austríaco, que acabou emprestado à Inter pela segunda vez.

Arnautovic chegou à Inter após passagem pelo Bologna
Arnautovic chegou à Inter após passagem pelo BolognaProfimedia

Wataru Endo (Liverpool)

O Liverpool trouxe reforços apenas para o meio-campo, que precisava ser reconstruído após as saídas de Fabinho, Henderson, Keïta, Oxlade-Chamberlain, Milner e Arthur. Szoboszlai, Mac Allister e Gravenberch foram contratados. A que mais surpreendeu, porém, foi a de Wataru Endo, de 30 anos.

Até agora, o japonês só havia jogado na Bélgica e, mais recentemente, no Stuttgart. Os Reds o contrataram após o fracasso na transferência de Moisés Caicedo, que escolheu o Chelsea. Não se sabe quanto tempo Endo terá em campo, mas Jürgen Klopp acredita nele.

Wataru Endo se transferiu do Stuttgart para o Liverpool
Wataru Endo se transferiu do Stuttgart para o LiverpoolDivulgação/Liverpool

Romelu Lukaku (Roma)

O atacante belga ainda pertence ao Chelsea, mas não joga pelos Blues há algum tempo. Na última temporada, acumulou chances perdidas pela Inter de Milão e pela Bélgica.

Lukaku retornou ao clube londrino antes de ser contratado pela Roma, de José Mourinho, por empréstimo. Se o técnico português não conseguir extrair o melhor do atacante, é provável que ninguém mais consiga. Apesar de muitas críticas e de alguns anos difíceis, o artilheiro belga ainda tem qualidade de sobra.

Chelsea emprestou Lukaku à Roma
Chelsea emprestou Lukaku à RomaDivulgação/Roma

Oriol Romeu (Barcelona)

O Barça promoveu um retorno inesperado, de um jogador revelado pelo clube, mas que mal havia jogado na equipe principal. No início de sua carreira, Romeu também teve poucas oportunidades no Chelsea, mas atuou no Southampton por sete anos. Depois foi para o Girona, e agora voltou ao Camp Nou.

Apesar da grande concorrência no meio-campo, Oriol Romeu ganhou uma vaga no time titular, como substituto de Sergio Busquets. O volante pode ter 31 anos, mas Xavi tem fé que ele pode ser o homem para carregar o piano no setor.

Oriol Romeu voltou ao Barça depois de 12 anos
Oriol Romeu voltou ao Barça depois de 12 anosAFP

Juan Cuadrado (Inter de Milão)

Um jogador que troca a Juventus pela Inter de Milão — e vice-versa — é bem raro. Lúcio, Ibrahimovic, Patrick Vieira e Fabio Cannavaro já fizeram isso, mas há pouquíssimos exemplos.

É por isso que Cuadrado surpreendeu ao se transferir para a Inter depois de anos em Turim. O colombiano estava na Velha Senhora desde 2015, tendo conquistado cinco títulos. Na Itália, ele também passou por Udinese, Lecce e Fiorentina.

Cuadrado trocou a Juve pela Inter
Cuadrado trocou a Juve pela InterAFP

Cole Palmer (Chelsea)

O jovem atacante teve um ótimo início de temporada pelo Manchester City, com aparições nas Supercopas da Inglaterra e da UEFA. Foi então que surgiram rumores sobre sua saída, e o Chelsea não perdeu tempo.

Não se esperava que uma das maiores promessas do City chegasse a Stamford Bridge. De qualquer forma, Palmer pode ter bastante tempo de jogo pelos Blues, algo que dificilmente ocorreria pelos Citizens.

Chelsea pagou 47 milhões de euros ao City por Palmer
Chelsea pagou 47 milhões de euros ao City por PalmerDivulgação/Chelsea

Sergio Ramos (Sevilla)

Após a saída do PSG, especulava-se que Ramos jogaria nos Estados Unidos ou na Arábia Saudita. O zagueiro esteve perto de fechar com o Al-Ittihad, mas recusou um salário anual de 20 milhões de euros (R$ 106,8 milhões) e voltou ao Sevilla, time de sua infância. O próprio Sergio Ramos diz que está pagando sua dívida com o clube.

Uma transferência para o Galatasaray também esteve em pauta, além de um possível retorno ao Real Madrid, após a lesão de Éder Militão. Ramos retornará ao Santiago Bernabéu, mas como adversário, no fim de fevereiro.

Sergio Ramos retornou ao Sevilla, clube que o revelou
Sergio Ramos retornou ao Sevilla, clube que o revelouAFP

Ousmane Dembélé (PSG)

O ponta francês teve uma boa temporada pelo Barcelona, e Xavi contava com ele para 2023/24. Mas o próprio jogador decidiu jogar no PSG, e foi vendido por 50 milhões de euros (R$ 267 milhões).

Agora, Dembélé deve ser um dos pilares do ataque parisiense, que perdeu Messi e Neymar.

Dembélé trocou o Barcelona pelo PSG
Dembélé trocou o Barcelona pelo PSGAFP