Relembre as notícias desta sexta-feira (26) nas Olimpíadas de Paris
Veja aqui o calendário das competições, e confira abaixo cobertura completa do dia.
18h40 - Veja como foi a cerimônia de abertura
Confira aqui um resumo da cerimônia que marcou a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
18h20 - Espetáculo de apresentação de Céline Dion
Para fechar a cerimônia de abertura com chave de ouro, a cantora Céline Dion fez uma interpretação histórica e exuberante diretamente da Torre Eiffel. Magnífico!
18h15 - Pira olímpica é acesa
O momento em que a pira olímpica dos Jogos de Paris é acesa foi um dos pontos altos da cerimônia de abertura. O privilégio desta missão veio em dose dupla com o judoca Teddy Riner e a ex-velocista Marie-Josée Pérec.
18h07 - Show de luzes na Torre Eiffel
Na reta final da cerimônia de abertura, a Torre Eiffel contou com bela apresentação de show de luzes.
18h04 - Gafe na cerimônia
No momento do hasteamento da bandeira olímpica, ela subiu de cabeça pra baixo. Ops...
18h - Jogos estão abertos!
Momento em que Emmanuel Macron, presidente da França, declara abertos os Jogos Olímpicos de Paris!
17h51 - Cavalo em ação, agora um de verdade
Depois de percorrer o Sena em um cavalo de aço, o cavaleiro (ou seria amazona?) chegou para a reta final da cerimônia montado (a) em um cavalo branco, de verdade. Mistério prestes a ser desvendado.
17h38 - Brasil de volta à Vila
O Trocadero, local do fim da cerimônia de abertura, reuniu várias delegações que participaram do evento. O Time Brasil preferiu não se arriscar. A chuva mandou todos de volta para a Vila Olímpica.
17h35 - Marcante Imagine
A música Imagine, do beattle John Lennon, também fez parte da cerimônia de abertura dos Jogos de Paris. A missão de cantar a lendária canção coube a Juliette Armanet.
17h30 - Cavalo de aço sobre as águas do Sena
A imagem do personagem mascarado (com a bandeira olímpica nas costas), em um cavalo de aço, sobre as águas do Rio Sena, tem tudo para ser lembrada por muitos anos quando o assunto for cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
17h15 - Diversidade na cerimônia
A diversidade cultural, étnica e de gênero foi uma das marcas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
17h - EUA ficou pro final
Sede dos jogos de 2028, em Los Angeles, a delegação dos Estados Unidos precisou esperar para fazer seu desfile na cerimônia de abertura. Lebron James e Coco Gauff foram os porta-bandeiras.
16h50 - Cerimônia no Taiti
Enquanto dezenas de delegações desfilavam no Rio Sena, outras, a exemplo do Brasil, com a presença de atletas que vão disputar as provas de surfe, também participaram de uma cerimônia no Taiti, local que vai sediar as provas desta modalidade.
16h20 - Passarela olímpica
Cidade da moda, a cerimônia de abertura em Paris não poderia deixar esta referência de lado. Uma passarela foi instalada para desfile de modelos vestindo roupas desenhadas por jovens estilistas francesas.
16h12 - Heroínas francesas homenageadas
Os responsáveis pela cerimônia de abertura dos Jogos fizeram questão de homenagear mulheres inspiradoras da história francesa.
16h - Bike na plataforma
Plataformas flutuantes foram instaladas no Rio Sena para apresentações de street dance e de manobras de bicicleta dignas de Olimpíada.
15h54 - Hino do alto do Grand Palais
Durante a cerimônia de abertura dos jogos, Axelle Saint-Cirel emocionou ao cantar o hino francês do telhado do Grand Palais.
15h48 - Piano sob chuva
O pianista Alexandre Kantorow se apresentou com "Jogo de água", composição de Maurice Ravel, debaixo de chuva, para fazer jus ao nome da canção.
15h43 - Língua francesa que une povos
Estrela pop da França, a cantora Aya Nakamura também se apresentou na cerimônia de abertura ao lado da orquestra da Guarda Republicana pela Pont des Arts.
15h45 - Coração no céu de Paris
Um coração rosa foi desenhado no céu de Paris, por um jatinho, durante a cerimônia de abertura da Olimpíada.
15h30 - Apresentação de Lady Gaga foi gravada
Segundo o jornalista João Vítor Marques, que está em Paris cobrindo a Olimpíada, a apresentação da cantora Lady Gaga não aconteceu ao vivo por uma questão de segurança.
15h13 - Metal com ópera
A banda de metal francesa Gojira foi uma das atrações da cerimônia de abertura, se apresentando ao lado da cantora de ópera Marina Viotti, unindo dois ritmos distintos que souberam mostrar combinação.
15h05 - Mascarado misterioso
Um dos mistérios desta cerimônia de abertura é o momento em que um cidadão mascarado, que está com a tocha em mãos, será desvendado.
15h02 - Primeiro caso de doping dos Jogos
O primeiro caso de doping nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é do judoca iraquiano Sajjad Sehen. Ele testou positivo para dois esteroides anabolizantes, informou a Agência Mundial Antidoping (WADA).
15h - É o Brasa!
Chegou a vez da delegação brasileira desfilar na cerimônia de abertura!
14h50 - Lady Gaga na área
A primeira artista a se apresentar na cerimônia de abertura é a cantora Lady Gaga. A vestimenta e o cenário fazem alusão aos antigos cabarés franceses.
14h45 - Argélia homenageia mártires
A delegação da Argélia homenageou compatriotas que perderam a vida no Rio Sena durante a cerimônia de abertura.
14h40 - Refugiados, presente!
A segunda embarcação a marcar presença na cerimônia de abertura é formada por atletas refugiados, que representam 11 países.
14h35 - Abrindo os trabalhos
A delegação da Grécia, como de praxe, foi a primeira a percorrer as águas do Rio Sena na cerimônia de abertura.
14h30 - Começa a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Os Jogos de Paris têm sua cerimônia se iniciando às 14h30 desta sexta-feira (26). Um total de 85 embarcações vão levar as delegações pelo Rio Sena. Você pode acompanhar os melhores momentos em nosso tempo real. Para assistir ao vivo, a Cazé TV, o ge e a Rede Globo fazem a transmissão.
12h54 - Chuva em Paris
A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris deve acontecer debaixo de água. A previsão é de chuva, forçando atletas e delegações a se protegerem em meio a festa.
12h30 - Trio do Brasil autorizado a competir em Paris
O Time Brasil terá o reforço de três atletas do atletismo nos Jogos de Paris. Livia Avancini, do arremesso de peso, Max Batista, da marcha atlética e o velocista Hygor Bezerra foram autorizados pela Corte Arbitral do Esporte a participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Os três serão incorporados à Missão Brasileira de imediato. Eles não tinha recebido autorização para disputar o evento por não terem feito três exames anti-doping.
11h45 - Porta-bandeiras preparados
Faltando pouco mais de duas horas para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, a dupla que vai entrar com a bandeira do Brasil no evento já está preparada. O país será representado por Isaquias Queiroz, da canoagem e Raquel Kochhann, do rugby de sete feminino.
10h56 - Ameaça de bomba
Segundo o perfil Surto Olímpico, o Centro de Imprensa dos Jogos precisou ser evacuado por ameaça de bomba. Vinte minutos depois, os jornalistas puderam retornar ao local, com a polícia orientando a todos que não permanecessem do lado de fora.
9h12 - Quase um século de Paris 1924
Em 1924, a capital francesa sediou os Jogos Olímpicos pela última vez. O perfil oficial do evento traz, nesta sexta, imagens para lembrar da Cerimônia de Abertura da edição dos Jogos que aconteceram há 99 anos.
8h12 - Desfalque para a Seleção masculina de vôlei
A Seleção masculina de vôlei do Brasil terá o desfalque do oposto Alan Souza contra a Itália. Os dois times estreiam na Olimpíada neste sábado, às 8h (horário de Brasília). O jogador sofreu uma lesão na panturrilha e o ponta Henrique Honorato vai substituí-lo entre os relacionados.
7h30 - Tudo sobre a Abertura
Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a cerimônia que abre os Jogos, que começa às 14h30 (de Brasília).
7h - Zico é assaltado
Zico, lenda do Flamengo e do futebol brasileiro, foi assaltado em um táxi em Paris, informou o Le Parisien. Ladrões teriam roubado dinheiro, relógio e diamantes do ex-jogador.
6h45 - Ataques a trens na França
Ferrovias francesas foram alvos de sabotagem a horas da abertura oficial dos Jogos Olímpicos - veja o que aconteceu.