Relembre o dia em que Rafael Nadal marcou seis gols em Casillas
Era ainda o início do século quando um elenco insuperável de lendas do esporte contou com a presença do competitivo Rafa Nadal em evento beneficente. Eram outros tempos, talvez mais gentis e naturais do que os de hoje. Agora que o tenista confirmou sua aposentadoria, relembramos um de seus momentos mais engraçados e épicos fora das quadras de tênis.
Tudo começou em 30 de novembro de 2007 na grama do Santiago Bernabéu. Iker Casillas e Nadal - um fã confesso e convicto do Real Madrid - se encontraram no templo do clube para participar de um evento beneficente em favor das pessoas afetadas pela malária, no qual cada um deles seria o capitão de uma equipe de estrelas de diferentes modalidades esportivas.
No pontapé inicial, eles empataram após um desafio de chute direto com raquete e uma disputa de pênaltis, deixando o resultado em aberto para o evento principal.
Ficou claro que o vencedor de 22 Grand Slams, mesmo fora de seu habitat natural, não estava para brincadeira, não demorando a deixar todos os presentes atônitos.
"Decidimos convocar a imprensa para o Bernabéu. O Rafa tinha que acertar o maior número possível de aces contra Casillas e depois dar a ele cinco pênaltis. Lembro-me de que, antes da disputa, expliquei todo o processo ao Rafa e que eles tinham de empatar para que pudessem repetir a partida em um mês.
Rafa respondeu: "Deixa eu ver se entendi. Você está me dizendo que se eu marcar dois aces contra o Casillas, depois marcar dois pênaltis e tiver mais um para cobrar, tenho que errar a última cobrança para empatar? Você não conhece o Rafa Nadal. Não perco um pênalti no Bernabéu nem de brincadeira", lembrou Jesús Rodríguez, organizador do evento beneficente "Amigos de Casillas vs. Amigos de Nadal", em 2023, durante um bate-papo com a Relay.
Um Nadal imparável
Após a apresentação no Bernabéu, os rivais e amigos se encontraram em 20 de dezembro de 2007, na Arena de Madri, com o objetivo de decidir o vencedor e arrecadar dinheiro para a luta contra a malária na África - eles acabaram arrecadando mais de 100.000 euros.
O programa consistiu em uma partida de tênis de três sets e uma partida de futebol de 7, na qual Rafa surpreendeu a todos, marcando nada menos que seis gols em Iker Casillas.
O melhor da tarde, além dos gols do tenista, foram as inúmeras estrelas que se reuniram na capital espanhola por uma causa solidária. O goleiro do Real Madrid foi acompanhado pelos companheiros de equipe Fabio Cannavaro e Sergio Ramos, pelos tenistas David Ferrer, Juan Carlos Ferrero e Feliciano López, pelo piloto de rali Dani Sordo, pelo motociclista Álvaro Bautista e pelos jogadores de futebol Santi Cazorla e Frederick Kanouté. Além disso, o piloto Fernando Alonso e o ciclista Alberto Contador completaram a prestigiosa lista do goleiro branco.
A convocação de Nadal também não foi ruim: ele reuniu seus colegas de profissão Carlos Moyá e Novak Djokovic, além dos jogadores de futebol Raúl González, Marcos Senna e Samuel Eto'o, do ciclista Carlos Sastre, do golfista Sergio García e dos pilotos Jorge Lorenzo, Pedro Martínez de la Rosa, Carlos Sainz e Sete Gibernau.
Assim como ninguém esquecerá o que Rafa Nadal conquistou nas quadras de tênis, será muito difícil para aqueles que assistiram à partida apagar de suas memórias a magia exibida pelo tenista na Arena de Madri naquela tarde fria de dezembro de 2007.