Remadores da seleção brasileira trocam Pré-Olímpico por socorro a vítimas no RS
"Alef Fontoura, Evaldo Becker e Daniel Lima estão trabalhando no resgate de famílias e animais ao lado dos voluntários na sede do GNU Esportes, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre", disse o Time Brasil.
O início das ajudas por parte dos atletas começou na última quarta-feira (1), um dia antes das chuvas serem intensificadas, interrompendo a rotina de treinamento.
"Os atletas fazem um apelo à quem possa disponibilizar barcos para ajudar nos resgates na região", acrescentou a nota publicada nas redes sociais, junto com um vídeo dos atletas navegando no alagamento.
O primeiro resgaste feito por Evaldo foi justamente de sua filha, dando início a incansáveis horas de ajudas a outros necessitados. Alef Fontoura precisou deixar a esposa grávida e filha de pouco mais de um ano, em casa, para prestar socorro a quem precisa. Daniel, assim como milhares de pessoas, perdeu boa parte do que possuía nas enchentes.
“Optamos por não ir para o Pré-Olímpico com nossas famílias e amigos em meio desse caos”, disse Evaldo Becker ao site da Confederação Brasileira de Remo. Ele e seus companheiros alegam falta de condições emocionais para seguir com suas preparações no atual momento. A CBR tenta convencer os atletas a mudarem de ideia, o que ainda não aconteceu.
O torneio que classifica os canoístas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontece entre os dias 19 e 21 de maio, na Suíça. O embarque dos brasileiros seria na próxima terça (14).
Esta será a última seletiva para os Jogos. A situação fica ainda mais dramática pelo fato da categoria dos atletas estar presente em uma edição de Jogos Olímpicos pela última vez. Caso busquem uma presença futura em Olimpíada, eles precisarão mudar de categoria.
COB presta ajuda para quem está no Rio Grande do Sul
Entre os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul, estão atletas e membros de comissões técnicas de modalidades que se preparam para os Jogos Olímpicos. Ciente da dificuldade enfrentada por eles, o Comitê Olímpico do Brasil presta ajuda para que eles sigam com sua preoaração.
"O COB está ajudando no planejamento de saída de Porto Alegre para outras cidades para a manutenção das condições de preparação destes atletas. As alternativas que alguns já estão usando é ir de carro para Florianópolis e, de lá, pegar um voo para outras cidades.
"O COB pagará passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos atletas no período que estiverem nestas cidades", informa a entidade, que também faz campanha para arrecadações.
"O COB fará uma doação ao estado de R$ 100 mil, através de recursos privados. A instituição também iniciou uma campanha solidária entre seus mais de 200 funcionários para arrecadação de galões d'água que serão enviados para a população do Rio Grande do Sul", afirma o órgão.