Resumo da NFL: Giants garantidos, Packers quase lá e o cenário dos Playoffs
Vamos começar falando do Green Bay Packers, que com uma vitória sobre o Minnesota Vikings por 41 a 17, chegou a uma campanha 50/50 na temporada, transformando um início aloprado em uma possibilidade real de pós-temporada.
Veja como foi Packers 41 x 17 Vikings
Os "Cabeças de Queijo" chegaram à quarta vitória seguida, e foram de um 4-8 para um 8-8 surpreendente. Os Packers, de Aaron Rodgers, precisam agora de uma vitória em casa sobre Detroit para garantir a classificação aos Playoffs.
Os Vikings estão com o alerta ligado. Apesar do domínio na NFC Norte, todas as derrotas da equipe foram por placares elásticos, incluindo 40 a 3 para o Dallas Cowboys na semana 11. Neste jogo contra os Packers, em particular, Aaron Rodgers deitou e a defesa dos Vikings ainda deixou o jogo terrestre de Green Bay se estabelecer, com 163 jardas corridas e dois TDs.
O fim de semana foi especial também para o New York Giants, que está de volta aos Playoffs pela primeira vez desde 2016. Grande parte do crédito desta façanha, que se desenhava apesar de uma temporada de altos e baixos é do técnico Brian Daboll, que fez o time encontrar sua melhor versão e marchar para uma vitória dominante sobre o Indianapolis Colts por 38 a 10, no Metlife Stadium, em Nova Jersey. Os Colts, por sua vez, estão próximos de darem adeus à uma temporada medíocre, com 11 derrotas, apenas quatro vitórias e um empate.
Quem também celebrou neste domingo (1) foi o Tampa Bay Buccaneers, que derrotou o Carolina Panthers por 30 a 24 e conquistou o título da divisão Sul da NFC de forma consecutiva pela primeira vez em sua história. Tom Brady vem aí nos Playoffs. Ele lançou para 432 jardas no triunfo, completando 34 de 45 passes, sem nenhuma interceptação e um rating de 127.3.
A rodada também definiu contenders para a semana 18. O Seattle Seahawks, por exemplo, manteve viva a esperança de Playoffs com uma vitória sobre o New York Jets por 23 a 6. A equipe não vinha em uma boa sequência, mas teve um jogo dominante para evitar o que poderia ser sua quarta derrota seguida sob o comando de Pete Carroll. Aliás, o head coach vem conseguindo tirar "leite de pedra", já que seu elenco não é da prateleira de cima, mas o espírito de grupo é a marca deste elenco voluntarioso.
Outro time que pode se garantir na semana 18 é o New England Patriots. A equipe superou o rival Miami Dolphins por 23 a 21 e agora controla seu destino. Mas a parada será dura. Simplesmente ter que vencer o Buffalo Bills fora de casa na rodada que vem. Os Steelers também vão batalhar na próxima semana após uma grande vitória sobre os Ravens por 16 a 13, chegando a uma campanha de 8-8. A luta agora é por uma vaga no Wild Card. Com a derrota, Baltimore deu uma brecha para que o Cincinnati Bengals vença a divisão com uma vitória nesta segunda-feira (2).
Quem já está garantido nos Playoffs na AFC
Kansas City Chiefs (13-3)
Buffalo Bills (12-3)
Cincinnati Bengals (11-4)
Los Angeles Chargers (10-6)
Baltimore Ravens (10-6)
Indo para os Playoffs neste momento pela AFC
Jacksonville Jaguars (8-8)
New England Patriots (8-8)
Quem ainda sonha na AFC
Miami Dolphins (8-8)
Pittsburgh Stellers (8-8)
Tennessee Titans (7-9)
Quem já está garantido nos Playoffs na NFC
Philadelphia Eagles (13-3)
San Francisco 49ers (12-4)
Minnesota Vikings (12-4)
Tampa Bay Buccaneers (8-8)
Dallas Cowboys (12-4)
New York Giants (9-6-1)
Indo aos Playoffs neste momento pela NFC
Seattle Seahawks (8-8)
Quem ainda sonha na NFC
Detroit Lions (8-8)
Green Bay Packers (8-8)