Ricardo Oliveira se aposenta do futebol e recebe homenagem do Santos: "Ícone"
"Obrigado por tudo, R09! Você é um ícone para toda uma nação santista. Boa sorte em seus próximos desafios e vai para cima deles", publicou o Santos, em tributo a Ricardo Oliveira, chamado de o "pastor artilheiro".
Em sua primeira passagem pelo Santos, Ricardo Oliveira foi vice-campeão da Libertadores, quando o Peixe acabou derrotado pelo Boca Juniors na grande decisão. Ele foi um dos artilheiros do torneio, com nove gols.
Em 2015, Ricardo Oliveira voltou à Vila Belmiro para um contrato de curta duração. Apesar da brevidade do vínculo e também do salário reduzido, ele logo se destacou, sendo o artilheiro do Campeonato Paulista, com 11 gols, tornando-se ainda campeão estadual com o Peixe na ocasião, além de ter terminado o Brasileirão daquela temporada como o artilheiro máximo da competição, com 20 gols.
Ricardo Oliveira então permaneceu no Santos até o fim de 2017, conquistando ainda o Paulistão da temporada anterior e sendo o autor do gol do título contra o Audax, na Vila Belmiro. No total, ele balançou as redes pelo Peixe 71 vezes em 140 jogos.
Na carreira, Ricardo Oliveira acumula passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e internacional. Ele foi campeão da Liga dos Campeões pelo Milan, além de já ter defendido a Seleção Brasileira na Copa América de 2004 e na Copa das Confederações do ano seguinte.