Ricardo Oliveira se aposenta do futebol e recebe homenagem do Santos: "Ícone"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ricardo Oliveira se aposenta do futebol e recebe homenagem do Santos: "Ícone"

Ricardo Oliveira teve passagens de destaque no Santos
Ricardo Oliveira teve passagens de destaque no SantosIvan Storti / Divulgação Santos FC
O agora ex-atacante Ricardo Oliveira anunciou sua aposentadoria do futebol nesta sexta-feira (28). Seu último clube foi o Brasília, por onde atuou no primeiro semestre aos 43 anos. Dono de duas passagens históricas pela Vila Belmiro, Ricardo Oliveira foi homenageado pelo Santos em seu adeus aos gramados.

"Obrigado por tudo, R09! Você é um ícone para toda uma nação santista. Boa sorte em seus próximos desafios e vai para cima deles", publicou o Santos, em tributo a Ricardo Oliveira, chamado de o "pastor artilheiro". 

Em sua primeira passagem pelo Santos, Ricardo Oliveira foi vice-campeão da Libertadores, quando o Peixe acabou derrotado pelo Boca Juniors na grande decisão. Ele foi um dos artilheiros do torneio, com nove gols. 

Em 2015, Ricardo Oliveira voltou à Vila Belmiro para um contrato de curta duração. Apesar da brevidade do vínculo e também do salário reduzido, ele logo se destacou, sendo o artilheiro do Campeonato Paulista, com 11 gols, tornando-se ainda campeão estadual com o Peixe na ocasião, além de ter terminado o Brasileirão daquela temporada como o artilheiro máximo da competição, com 20 gols.

Ricardo Oliveira então permaneceu no Santos até o fim de 2017, conquistando ainda o Paulistão da temporada anterior e sendo o autor do gol do título contra o Audax, na Vila Belmiro. No total, ele balançou as redes pelo Peixe 71 vezes em 140 jogos. 

Na carreira, Ricardo Oliveira acumula passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e internacional. Ele foi campeão da Liga dos Campeões pelo Milan, além de já ter defendido a Seleção Brasileira na Copa América de 2004 e na Copa das Confederações do ano seguinte.