Rodrygo faz gol de placa, Vini marca e Real elimina Atleti da Copa do Rei
Um sorteio definirá o adversário do Real Madrid na próxima fase, que passará a ter jogos de ida e volta. Os outros semifinalistas são Athletic Bilbao, Barcelona e Osasuna.
Confira a tabela da Copa do Rei
Esta foi a sexta vitória dos merengues contra os colchoneros nos últimos 10 clássicos, com três empates e uma derrota. O Real emendou o quatro triunfo seguido em casa diante do rival.
Baila, Vini
O dérbi desta quinta no Bernabéu também foi marcado pelas homenagens a Vinícius Júnior. Os madridistas ovacionaram o brasileiro, vítima de uma ameaça racista de um grupo de ultras do Atlético.
Muito acionado durante a partida, Vini Jr. teve atuação pouco inspirada, mas conseguiu sua recompensa no último lance. Com o adversário entregue, ele arrancou de trás do meio-campo até a área e bateu rasteiro para fechar o placar.
Atleti abre o placar
O Atlético neutralizou o Real no primeiro tempo. Vinícius Júnior sofria com a forte marcação, mas era a única alternativa de uma equipe com lentidão nos passes e na movimentação. Os colchoneros foram letais e marcaram um lindo gol para abrir o placar.
Apenas com toques de primeira, Koke recebeu de Ángel Correa e lançou com precisão na área para Nahuel Molina, que só rolou para Álvaro Morata empurrar. Foi a primeira vez que o atacante marcou pelo Atlético contra o clube que o revelou, no quinto encontro.
Rodrygo brilha
O Real Madrid voltou muito melhor para o segundo tempo e controlou a partida. Diante da lesão de Ferland Mendy, pouco antes do intervalo, Carlo Ancelotti deslocou Eduardo Camavinga para a lateral esquerda e colocou Dani Ceballos, que deixou o meio-campo mais dinâmico.
Ceballos, inclusive, escapou da expulsão quando já tinha amarelo e fez falta na entrada da área. O Atlético resistiu à pressão e desperdiçou a chance de ampliar em um contra-ataque com superioridade numérica. Custou caro.
Dez minutos depois de entrar, aos 34, Rodrygo transformou um passe na fogueira de Modric em gol de placa. O brasileiro deixou Axel Witsel no chão, limpou Mario Hermoso, balançou para cima de Stefan Savic e tocou de bico, entre Oblak e a trave. O jogo foi para a prorrogação.
Real vira com um a mais
Após ser driblado no gol de Rodrygo e levar uma caneta humilhante de Vini Jr., Savic "coroou" sua atuação com uma expulsão na prorrogação. Apenas dois minutos depois de levar amarelo por confusão com Vinícius, o zagueiro fez falta dura em Camavinga e foi para o chuveiro mais cedo.
Com um a mais, o Real teve espaço para fazer o segundo. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Asensio cruzou e Vini Jr. furou, mas Karim Benzema estava atento para bater de primeira e encaminhar a vaga merengue nas semifinais — sacramentada com o gol de Vini no último lance.