Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa do Mundo de Rugby começa com um fim de semana memorável

A França busca o seu primeiro título mundial de Rugby
A França busca o seu primeiro título mundial de RugbyAFP
Os organizadores da Copa do Mundo de Rúgbi esperavam um fim de semana de abertura de grande sucesso e certamente o tiveram. Tudo começou com a vitória animadora da anfitriã França na noite de sexta-feira (8) e terminou com um grande duelo entre País de Gales e Fiji no domingo (10).

"Com o fim do primeiro fim de semana do torneio, o Comitê Organizador do France 2023 gostaria de agradecer aos torcedores franceses e estrangeiros presentes em todo o país que deram início à 10ª Copa do Mundo de Rugby", disseram os anfitriões em um comunicado nesta segunda-feira (11).

"A incrível empolgação foi sentida em todos os locais oficiais, seja nos estádios - com mais de 220 mil espectadores presentes nos primeiros oito jogos - ou nas Rugby Villages, que coletivamente atraíram mais de 140 mil pessoas para assistir ao jogo de abertura."

A equipe francesa manteve a calma na partida de abertura, depois de ceder um try no segundo minuto para os All Blacks. Esta foi a primeira derrota da Nova Zelândia na fase de grupos e o resultado que precisava para animar a atmosfera do país.

Depois desse confronto de superpotências, vieram as seleções que correm por fora. A Itália venceu a Namíbia por 52 a 8 em jogo que foi mais difícil que o placar sugere. A goleada de 82 a 8 da Irlanda sobre a Romênia foi a única lavada da primeira rodada, e mesmo assim os romenos tiveram a alegria de marcar o primeiro try.

O técnico Eddie Jones finalmente conseguiu uma vitória sob o comando dos Wallabies, com a vitória da Austrália sobre a Geórgia, antes do confronto em Marselha entre Inglaterra e Argentina. George Ford surpreendeu os Pumas com três drop goals e chutou todos os pontos em uma vitória dominante por 27 a 10.

O Chile esteve longe de uma vitória, perdendo por 42 a 12 para o Japão. A Escócia, que vem fazendo um jogo muito promissor no último ano, acreditava realmente que poderia bater a África do Sul, mas não foi o que aconteceu, pois os atuais campeões dominaram completamente e venceram por 18 a 3.

Para fechar a primeira rodada, em Bordeaux, FijiGales fizeram o jogo mais equilibrado do fim de semana. Em uma partida brilhante, o País de Gales se defendeu bravamente e construiu uma vantagem de 32 a 14. Fiji ainda reagiu, mas não conseguiu a virada.

O novo formato do torneio deste ano, criado para dar a todas as equipes um descanso justo e igualitário, significa que a ação terá uma pausa até quinta-feira (14), quando a França jogará contra o Uruguai, seguida pela Nova Zelândia contra a Namíbia na sexta-feira (15).