Confira abaixo:
Gestos básicos do árbitro
Para sinalizar um try: o árbitro vai à área do gol, apita e levanta os braços no ar.
Para sinalizar um pênalti: o árbitro fica em frente à linha de toque e levanta o braço apontando para o lado da equipe atacante. O volume do apito depende da gravidade da infração.
Para sinalizar uma falta: caso seja uma infração menor, como um passe para frente, o árbitro fica em frente à linha lateral e dobra o braço em um ângulo reto em direção à equipe beneficiada.
Para apitar um scrum: o árbitro fica em frente à linha lateral, faz um arco com as mãos e, em seguida, estende o braço na direção da equipe que está arremessando a bola.
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Para sinalizar um lateral: o assistente levanta a bandeirinha e se posiciona no local onde o jogo deve ser reiniciado, esticando o braço horizontalmente na direção da equipe que vai lançar a bola.
Para sinalizar uma vantagem em andamento: o árbitro estende o braço horizontalmente na direção da equipe beneficiada, sem apitar para não interromper o jogo.
Para usar o VAR: o árbitro desenha um retângulo no ar com dois dedos, nos moldes do futebol.
![Irlanda treinando lateral antes do Mundial Irlanda treinando lateral antes do Mundial](https://livesport-ott-images.ssl.cdn.cra.cz/r900xfq60/2f986c3f-5162-4414-bbf8-9999f173ca20.jpg)
Principais faltas no chão e impedimento
Quando um jogador sofre um tackle, ele deve soltar a bola. É normal - e autorizado - que os adversários tentem tirar a bola do jogador caído. Se ele não largar a bola, será penalizado com um pênalti. Para sinalizar essa falta, o árbitro cruza as mãos sobre o peito, fingindo que está segurando a bola.
Quando um jogador dá um tackle no rival que está carregando a bola, ele deve soltar a bola e sair da área de tackle. Se não o fizer, ele será penalizado com um pênalti, sinalizado pelo árbitro com um movimento circular com o dedo e o braço estendido.
![Scrum de japoneses em treino para a Copa Scrum de japoneses em treino para a Copa](https://livesport-ott-images.ssl.cdn.cra.cz/r900xfq60/af99c54c-c670-4bf9-95ae-99c30da5a8ce.jpg)
Quando um jogador chega a uma zona de tackle, ele deve se levantar se quiser lutar pela bola. Se ele cair e prejudicar a continuidade do jogo, o árbitro estica o braço para baixo, gesticulando uma ação de mergulho, e sinaliza um pênalti.
Na maioria dos casos, um jogador está impedido quando está na frente de uma linha de impedimento ou atrás dos últimos metros de um ruck (scrum espontâneo), ou ainda a dez metros de onde a bola é colocada em jogo.
Para apitar o impedimento, o árbitro desenha uma linha imaginária em frente ao corpo.
![Time da Nova Zelândia se preparando para o torneio em Lyon Time da Nova Zelândia se preparando para o torneio em Lyon](https://livesport-ott-images.ssl.cdn.cra.cz/r900xfq60/2ef3098b-8fc1-47b3-93ba-1ae1d4b335ac.jpg)
Faltas que levam a um cartão
Quando um jogador tenta dar um tackle em outro jogador, ele deve dar o tackle abaixo dos ombros do adversário. Caso contrário, é pênalti. Para sinalizar um tackle alto, o árbitro coloca a mão no ombro oposto.
Dependendo da altura do tackle e de sua periculosidade, o árbitro pode, além de um pênalti, advertir o jogador infrator com um cartão amarelo (exclusão de 10 minutos) ou até mesmo um cartão vermelho (expulsão permanente).
As duas principais infrações pelas quais o cartão vermelho é dado são o tackle alto e a carga no ombro.
![No rugby union, o amarelo tira o jogador de campo por 10 minutos No rugby union, o amarelo tira o jogador de campo por 10 minutos](https://livesport-ott-images.ssl.cdn.cra.cz/r900xfq60/e73e264a-56f5-4e5b-9724-79867c5aca2d.jpg)
A regra da vantagem
Quando ocorre uma falta ou um passe para frente, o árbitro pode decidir conceder vantagem se a equipe beneficiada mantiver a posse da bola e puder avançar com ela.
Se a equipe não aproveitar a vantagem, o árbitro retorna ao local onde ocorreu a infração e o jogo é reiniciado com um scrum ou cobrança de pênalti.