Copa do Mundo de Rugby: Conheça as principais regras e gestos de arbitragem

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa do Mundo de Rugby: Conheça as principais regras e gestos de arbitragem

Não é permitido xingar a mãe do juiz
Não é permitido xingar a mãe do juizProfimedia
A Copa do Mundo de Rugby da França começa nesta sexta-feira (8) e vai até o dia 28 de outubro. O Flashscore reuniu para você as principais regras da modalidade e os gestos que os juízes fazem durante as partidas.

Confira abaixo:

Gestos básicos do árbitro

Para sinalizar um try: o árbitro vai à área do gol, apita e levanta os braços no ar.

Para sinalizar um pênalti: o árbitro fica em frente à linha de toque e levanta o braço apontando para o lado da equipe atacante. O volume do apito depende da gravidade da infração.

Para sinalizar uma falta: caso seja uma infração menor, como um passe para frente, o árbitro fica em frente à linha lateral e dobra o braço em um ângulo reto em direção à equipe beneficiada.

Para apitar um scrum: o árbitro fica em frente à linha lateral, faz um arco com as mãos e, em seguida, estende o braço na direção da equipe que está arremessando a bola.

Siga a Copa do Mundo de Rugby no Flashscore

Para sinalizar um lateral: o assistente levanta a bandeirinha e se posiciona no local onde o jogo deve ser reiniciado, esticando o braço horizontalmente na direção da equipe que vai lançar a bola.

Para sinalizar uma vantagem em andamento: o árbitro estende o braço horizontalmente na direção da equipe beneficiada, sem apitar para não interromper o jogo.

Para usar o VAR: o árbitro desenha um retângulo no ar com dois dedos, nos moldes do futebol.

Irlanda treinando lateral antes do Mundial
Irlanda treinando lateral antes do MundialAFP

Principais faltas no chão e impedimento

Quando um jogador sofre um tackle, ele deve soltar a bola. É normal - e autorizado - que os adversários tentem tirar a bola do jogador caído. Se ele não largar a bola, será penalizado com um pênalti. Para sinalizar essa falta, o árbitro cruza as mãos sobre o peito, fingindo que está segurando a bola.

Quando um jogador dá um tackle no rival que está carregando a bola, ele deve soltar a bola e sair da área de tackle. Se não o fizer, ele será penalizado com um pênalti, sinalizado pelo árbitro com um movimento circular com o dedo e o braço estendido.

Scrum de japoneses em treino para a Copa
Scrum de japoneses em treino para a CopaAFP

Quando um jogador chega a uma zona de tackle, ele deve se levantar se quiser lutar pela bola. Se ele cair e prejudicar a continuidade do jogo, o árbitro estica o braço para baixo, gesticulando uma ação de mergulho, e sinaliza um pênalti.

Na maioria dos casos, um jogador está impedido quando está na frente de uma linha de impedimento ou atrás dos últimos metros de um ruck (scrum espontâneo), ou ainda a dez metros de onde a bola é colocada em jogo.

Para apitar o impedimento, o árbitro desenha uma linha imaginária em frente ao corpo.

Time da Nova Zelândia se preparando para o torneio em Lyon
Time da Nova Zelândia se preparando para o torneio em LyonAFP

Faltas que levam a um cartão

Quando um jogador tenta dar um tackle em outro jogador, ele deve dar o tackle abaixo dos ombros do adversário. Caso contrário, é pênalti. Para sinalizar um tackle alto, o árbitro coloca a mão no ombro oposto.

Dependendo da altura do tackle e de sua periculosidade, o árbitro pode, além de um pênalti, advertir o jogador infrator com um cartão amarelo (exclusão de 10 minutos) ou até mesmo um cartão vermelho (expulsão permanente).

As duas principais infrações pelas quais o cartão vermelho é dado são o tackle alto e a carga no ombro.

No rugby union, o amarelo tira o jogador de campo por 10 minutos
No rugby union, o amarelo tira o jogador de campo por 10 minutosAFP

A regra da vantagem

Quando ocorre uma falta ou um passe para frente, o árbitro pode decidir conceder vantagem se a equipe beneficiada mantiver a posse da bola e puder avançar com ela.

Se a equipe não aproveitar a vantagem, o árbitro retorna ao local onde ocorreu a infração e o jogo é reiniciado com um scrum ou cobrança de pênalti.