Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa do Mundo de rugby de 2027 será disputada por 24 seleções

A última Copa do Mundo foi conquistada pela África do Sul
A última Copa do Mundo foi conquistada pela África do SulAFP
A World Rugby anunciou nesta terça-feira (13) um aumento no número de vagas para a Copa do Mundo de rugby de 20 para 24 seleções. Assim, garantiu a entidade máxima do esporte, todas as suas seis regiões terão pelo menos uma vaga no Mundial.

Doze equipes já se classificaram para a Austrália após terminarem entre as três primeiras em seus grupos na Copa do Mundo de 2023 na França. Eles são os membros do Six Nations (Escócia, França, Gales, Inglaterra, Irlanda e Itália), as quatro equipes do Rugby Championship (África do Sul, Argentina, Austrália e Nova Zelândia), mais Japão e Fiji.

As outras vagas serão determinadas em 2025. Quatro vagas irão para as melhores equipes do Campeonato Europeu de segunda divisão.

Outras três irão para as melhores equipes não classificadas na Copa das Nações do Pacífico, que é composta por Fiji, Samoa, Tonga, Japão, Canadá e Estados Unidos. Os vencedores do Campeonato Asiático, Sul-Americano e da Copa Africana se classificarão.

Uma vaga estará em jogo em um playoff entre o segundo time no campeonato sul-americano e o time não classificado com a pior colocação na competição do Pacífico. A última vaga será decidida em um torneio de quatro equipes. Incluirá o perdedor do playoff, outro time sul-americano, outro time europeu e o vencedor de um playoff entre os vice-campeões africano e asiático.

Mudança de formato

A World Rugby chamou o formato de "uma reimaginação do processo de classificação". Ela disse que, pela primeira vez, todos os participantes seriam conhecidos no momento do sorteio, programado para o início de 2026.

A Copa do Mundo ampliada contará com seis grupos de quatro e adicionará as oitavas antes das quartas de final.