Sul-africano Mbonambi é acusado de insulto racista na Copa do Mundo de Rugby
Durante a partida vencida pelos Springboks (16 a 15) no Stade de France, Mbonambi supostamente se dirigiu a Curry usando uma expressão ofensiva contra sua cor de pele branca.
Após cerca de meia hora de jogo, a Inglaterra relatou o incidente ao árbitro Ben O'Keefe, perguntando-lhe qual deveria ser sua resposta. "Nada, por favor", teria respondido O'Keefe.
"Estamos cientes da alegação, que levamos a sério", afirmou a Federação Sul-Africana de Futebol de Rugby neste domingo, dizendo que estava "examinando as provas disponíveis".
Perguntado após a partida se as palavras de Mbonambi lhe causaram algum problema, Curry disse: "Sim", acrescentando que "não valia a pena falar sobre isso". O jogador sul-africano teria se recusado a apertar sua mão após a partida.
Os ingleses têm até a manhã de segunda-feira (23) para levar o assunto ao conhecimento das autoridades da Copa do Mundo.
Siga a Copa do Mundo de Rugby no Flashscore
Mbonambi é o único hokker no grupo sul-africano desde a lesão de Malcolm Marx.
No rugby, é incomum que palavras ditas no campo de jogo sejam sancionadas. Em 2016, Joe Marler, da Inglaterra, foi suspenso por duas partidas por palavras dirigidas ao galês Samson Lee. Um ano antes, Jacques Potgieger, da África do Sul, foi multado por um insulto homofóbico durante uma partida de Super Rugby.
A África do Sul enfrentará a Nova Zelândia no sábado (28), com as duas equipes buscando o quarto título mundial.