Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Saiba tudo sobre o Mundial de Ciclismo de Pista

Atualizada
Saiba tudo sobre o Mundial de Ciclismo de Pista
Saiba tudo sobre o Mundial de Ciclismo de PistaThomas Samson/AFP
O Campeonato Mundial de ciclismo de pista começa nesta quarta-feira (12) e irá até domingo (16), em Saint-Quentin-en-Yvelines, na periferia de Paris, em uma competição que serve como ensaio geral para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso porque as provas olímpicas daqui a dois anos serão disputadas no mesmo velódromo do sudoeste da capital.

"O grande evento serão os Jogos. Mas não vamos subestimar o Campeonato Mundial, que é o maior momento do ano", diz Florian Rousseau, lenda do sprint francês e agora responsável pelo programa olímpico da equipe francesa.

Depois de duas temporadas alteradas pela crise sanitária, que levou ao cancelamento de quase todas as competições, esse Mundial marca um verdadeiro retorno à normalidade, especialmente pela presença em massa de australianos e neozelandeses.

"Voltamos à normalidade, todas as nações estarão presentes. Eles também estão vindo para tirar pontos de referência na competição e explorar como vão se organizar na preparação final para os Jogos Olímpicos", explica Florian Rousseau .

Entre as principais atrações está Filippo Ganna, à frente da seleção italiana, depois de ter estabelecido, no sábado, na Suíça, o novo recorde da hora, percorrendo 56,792 quilômetros na pista do velódromo de Granges.

Harrie Lavreysen, craque do ciclismo de pista holandês, também estará no Mundial, tendo conquistado dois títulos olímpicos e nove ouros em mundiais, dois deles no ano passado em Roubaix, já na França.

A Grã-Bretanha, por muito tempo a primeira potência do mundo no ciclismo de pista antes da ascensão da Holanda, aposta em Ethan Hayter, de 24 anos, ouro em omnium no ano passado.

Em casa, os franceses buscam se recuperar do fracasso nas Olimpíadas de Tóquio (duas medalhas de bronze) com Benjamin Thomas, quatro vezes medalhista de ouro em mundiais.

Agenda de finais do Mundial de ciclismo de pista de Saint-Quentin-en-Yvelines:

- Quarta-feira: Sprint por equipes feminino e masculino, scratch feminino.

- Quinta-feira: Perseguição por equipes feminino e masculino, scratch e keirin masculino e prova por eliminação feminina.

- Sexta-feira: Corrida por pontos, perseguição individual e contra-relógio masculinos, omnium e sprint individual femininos.

- Sábado: Contra-relógio, madison e perseguição individual femininos, omnium masculino.

- Domingo: Corrida por pontos e keirin femininos, madison, sprint individual e corrida por eliminação masculinos.