Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sainz e Leclerc fecham sexta-feira na frente em Singapura

Atualizada
Sainz e Leclerc fecham sexta-feira na frente em Singapura
Sainz e Leclerc fecham sexta-feira na frente em SingapuraAntonin Vincent/Profimedia
Carlos Sainz e Charles Leclerc fizeram uma dobradinha no segundo treino livre na sexta-feira (30) para o Grande Prêmio de Singapura, enquanto o líder do campeonato Max Verstappen e a Red Bull sofreram no retorno da etapa noturna asiática após 3 anos de hiato.

O holandês, que comemorou seu 25º aniversário nesta sexta-feira, com uma festa na garagem da Red Bull antes da primeira sessão, depois passou a maior parte do segundo treino livre na garagem com mecânicos trabalhando em sua suspensão dianteira.

Verstappen, que pode garantir seu bicampeonato campeonato mundial de Fórmula 1 com uma vitória no domingo e uma combinação de resultados, só surgiu no final da sessão de uma hora para uma simulação de classificação.

Seu tempo de 1min 42.926s garantiu apenas o quarto lugar, 0.339s atrás de Sainz, que marcou 1m42.587 no circuito de rua de Marina Bay.

"No TL2 queríamos experimentar algumas coisas, mas demorou um pouco mais do que pensávamos", disse Verstappen sobre o atraso em sair dos boxes.

"Então não é realmente representativo."

Leclerc fez 1m42s795, 0,208s atrás de seu companheiro de equipe, e o Mercedes de George Russell foi o terceiro em 1m42s911.

Anteriormente, Lewis Hamilton surpreendeu com o tempo mais rápido na sessão que abriu o fim de semana da primeira corrida em Singapura desde 2019 por causa da pandemia de Covid.

Superação de Albon

Foi a primeira vez que Hamilton liderou uma sessão oficial nesta temporada, dando-lhe esperança de conseguir uma primeira vitória em 2022 e manter sua série de vitórias em todas as temporadas desde sua estreia em 2007.

Mas o heptacampeão mundial lutou também contra as ondulações da pista que o levou a escapar na última curva de sua volta mais rápida, deixando-o em quinto, 0,595s atrás de Sainz.

Alpine de Esteban Ocon foi o sexto mais rápido, à frente de Valtteri Bottas da Alfa Romeo.

O espanhol Fernando Alonso, que iniciará o seu 350º Grande Prêmio no domingo,,o novo recorde da categoria, um a mais que a marca anterior de Kimi Raikkonen, foi o oitavo mais rápido em seu Alpine.

A Red Bull parecia mais competitiva no início, mas ambos os carros sofreram com problemas de acerto sob as luzes na sessão noturna, com Sergio Perez em nono, 1,3 segundos atrás de Sainz.

Verstappen tem uma liderança quase inatacável na disputa pelo título, mas para ser campeão, precisa vencer a corrida de domingo e ver seus rivais mais próximos vacilarem para conquistar a cinco corridas do final, ou a luta seguirá para o Japão na próxima semana.

O ritmo de uma volta na qualificação é crucial em Singapura, onde a pole position é uma grande vantagem no circuito de 23 curvas de Marina Bay, que oferece poucas oportunidades de ultrapassagem.

Alex Albon foi encorajado por completar duas sessões em sua Williams menos de três semanas após apendicite e complicações da cirurgia.

O piloto tailandês nascido no Reino Unido foi o 16º mais rápido em ambos, um teste severo de sua condição física no calor e umidade de Singapura.

Houve drama na garagem AlphaTauri quando Pierre Gasly teve que pular de seu carro com chamas subindo acima de sua cabeça, rapidamente extintas pela equipe do pit. O francês voltou à pista alguns minutos depois ileso.