Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Santos, Corinthians ou Vasco: Qual era o time do coração de Pelé?

Josias Pereira
Pelé deixou claro sua torcida pelo Vasco apesar da influência de conhecidos
Pelé deixou claro sua torcida pelo Vasco apesar da influência de conhecidosProfimedia
Sempre há uma disputa histórica para saber qual seria o time do coração de Pelé. Mas o Rei do Futebol, que faleceu nessa última terça-feira (29), apesar de seu legado irretocável no Santos, possuía espaço em seu coração para outro clube e ele deixou isso claro em entrevista.

Mineiro de Três Corações, a paixão de Pelé não foi nenhum time de seu estado de nascimento. Mas, sim, um alvinegro, só que o do Rio de Janeiro. Em entrevista ao canal "Pilhado", no ano de 2020, Pelé declarou ser vascaíno e até recordou o quanto o time cruz-maltino teve um papel importante em sua carreira. 

"Se eu tivesse que escolher um clube para ter jogado, eu escolheria o meu Vasco. Mas eu defendi o Vasco, mesmo que por poucos jogos. Nunca deixei de ter carinho pelo Vasco. Eu sou vascaíno, porque o Vasco me deu oportunidade de aparecer para o mundo inteiro e sou Santos, porque foi o clube que me criou", disse Pelé, na ocasião. 

A história contada por Pelé, de quando defendeu a camisa cruz-maltina, aconteceu ainda em 1957, quando pelo Torneio do Morumubi, o ainda jovem atleta fez parte de uma equipe santista que precisou formar um combinado com o Vasco. As atuações de Pelé nesta competição chamaram a atenção do técnico Sylvio Pirillo, que o convocou pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira. O resto então é história. 

Pelé ainda comentou que quando morava em Bauru, todos queriam que ele torcesse para o Corinthians, incluindo seus amigos e também os amigos de seu pai. Mas o Santos lhe deu toda a idolatria e o Vasco nunca saiu do seu coração. 

"Em Bauru, a maioria dos meus amigos e dos amigos do meu pai eram Corinthians. Não sei porque eu comecei a ser Vasco, gostar do Vasco. Eu sou vascaíno, para quem não se lembra, eu sou ainda. Todos me perturbavam e eu falava: "tenho direito de escolher meu time". Meu time era o Santos, eu joguei no Santos, mas tenho o direito de escolher. Nunca deixei de ter carinho pelo Vasco", finalizou Pelé. 

Veja a cobertura completa sobre o falecimento de Pelé, o rei do futebol