Santos se manifesta contra escalação de árbitra antes de clássico contra Corinthians
Reclamações recentes do Peixe sobre as atuações da árbitra em seus jogos fizeram com que a diretoria se manifestasse por meio de nota enviada à Federação Paulista de Futebol (FPF). Segundo o clube, erros decisivos aconteceram contra o São Paulo, em 2022, e contra o Água Santa, neste ano.
Todos as reclamações envolvem penalidades não marcadas. Sobre os incidentes no ano passado, a FPF chegou a admitir que erros aconteceram. "Queremos preservar a própria árbitra. Não estamos questionando a qualidade técnica ou a seriedade da profissional, mas demonstramos preocupação de um novo fato em partida decisiva no Campeonato Paulista", cita o clube, em comunicado assinado pelo presidente Andrés Rueda.
O Santos não vive boa fase no Paulistão e chegou a correr risco de rebaixamento durante a competição. Apesar da inconstância, o clube mantém as chances de classificação, estando apenas um ponto atrás do vice-líder do Grupo A, o Red Bull Bragantino. Faltam dois jogos para o fim da fase de classificação com os dois melhores de cada chave avançando para as quartas de final.
Acompanhe Santos x Corinthians, ao vivo, pelo Flashscore
Confira a íntegra da nota do Santos:
O Santos Futebol Clube vem a público demonstrar a sua preocupação com a escolha da árbitra Edina Alves Batista para o clássico com o Corinthians no domingo (26), na Vila Belmiro. Desde a divulgação da escala de arbitragem para este importante jogo, o Clube se empenhou em esclarecer sobre essa escolha, em conversas diretas entre os presidentes Andres Rueda e Reinaldo Carneiro Bastos, também entre o coordenador de esportes Falcão e o vice da FPF, Mauro Silva.
Também houve tentativas, sem resposta, de contato com a comissão de arbitragem da entidade, no sentido de demonstrar o contexto atual, depois de erros capitais, reconhecidos pela Federação, em duas partidas, ano passado, diante do São Paulo, e esse ano, na Vila Belmiro, com o Água Santa, que geraram uma grande insatisfação.
Nosso objetivo é também preservar a própria árbitra. Não estamos questionando, em momento algum, a qualidade técnica ou mesmo a seriedade da profissional, mas demonstramos preocupação de um novo fato em partida decisiva no Campeonato Paulista, mais do que isso, um clássico com um tradicional rival, que sempre deixa os ânimos acirrados.
Como não houve a mudança da escala, cabe ao Santos externar essa insatisfação, sabendo que o quadro de arbitragem da FPF dispõe de profissionais gabaritados para suprir essa alteração. Resta ao Clube a expectativa que dessa vez, a condução do jogo não tenha interferência que prejudique o resultado final.
Andres Rueda
Presidente do Santos FC