São Paulo vence, afunda São Bento e garante vaga nas quartas do Paulistão
Para salvar o primeiro tempo
São Bento e São Paulo protagonizaram um primeiro tempo bastante amarrado em Sorocaba. Com o peso de cinco jogos sem vencer nas costas e a necessidade do resultado frente à torcida, o São Bento não conseguia desenvolver o jogo e se defendeu como pôde dos ataques do Tricolor. Mas as jogadas ofensivas do São Paulo passavam longe da efetividade, investindo especialmente em bolas alçadas à área. O Tricolor até chegou a marcar com Calleri após levantamento de Nestor. Mas o gol acabou anulado. Só que próximo ao fim do primeiro tempo, Wellington Rato cobrou escanteio, Luciano desviou de cabeça e o argentino Galoppo, aos 46 minutos, apareceu para marcar. Foi o sétimo gol de Galoppo, o artilheiro do Paulistão 2023.
No lugar certo
O São Paulo continuou melhor na segunda etapa, sendo pouquíssimo ameaçado pelo São Bento. Em determinado momento dos 45 minutos finais, o time comandado por Rogério Ceni possuía 70% da posse de bola. Apesar das poucas chances efetivas e da criação um tanto quanto deficiente, o Tricolor foi premiado com mais um gol em Sorocaba. Aos 37 minutos, após cobrança de falta de Alisson desviada na barreira, Nathan cabeceou e Pedrinho completou para o fundo das redes, fazendo 2 a 0 para o São Paulo.
Veja como foi São Bento 0 x 3 São Paulo
Agora valeu
Aos 51 minutos do segundo tempo, já nos acréscimos, Calleri teve, enfim, um gol confirmado no duelo e pode soltar o grito. O VAR entrou em ação mais uma vez para avaliar um gol marcado pelo argentino em cobrança de falta de Patryck. O desvio de cabeça de Calleri aconteceu com o jogador em posição regular. O gol foi confirmado para o São Paulo, dando números finais em Sorocaba.
Fim de tabu
O São Paulo não vencia o São Bento em Sorocaba há 35 anos. O último triunfo do Tricolor sobre o adversário na cidade aconteceu em 1988, um triunfo por 1 a 0. De lá para cá, quatro duelos aconteceram até a partida desta terça-feira, com três vitórias do São Bento, incluindo uma em 2018, e um empate.
E como fica?
O São Paulo chegou aos 20 pontos, liderando a chave C do Paulistão e garantindo, matematicamente, a classificação às quartas de final. O São Bento, por sua vez, manteve os nove pontos, ocupando a vice-liderança do grupo B, mas podendo ser ultrapassado pelo Ituano e perigosamente ameaçado de rebaixamento. A equipe de Sorocaba não sabe o que é vencer há seis jogos após conquistar oito pontos nos quatro primeiros jogos do Paulistão.