Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Seleção inglesa feminina troca cor do uniforme devido à menstruação

O novo uniforme das Leoas
O novo uniforme das LeoasLionesses/Twitter
A equipe feminina da Inglaterra mudará a cor dor calção de branco para azul, disse a Federação de Futebol da Inglaterra (FA) na segunda-feira (3), depois que as jogadoras manifestaram preocupação em jogar com uniforme claro durante a menstruação.

Embora a FA não tenha fornecido um motivo para a mudança em seu comunicado à imprensa, a atacante inglesa Beth Mead disse ano passado que a seleção havia conversado com a Nike, fabricante de material esportivo do time, sobre uma possível alteração no uniforme porque os shorts brancos "não eram práticos quando era a época do mês".

As campeãs europeias usarão shorts azuis nos amistosos deste mês contra Brasil e Austrália, e também na Copa do Mundo Feminina, que será realizada de 20 de julho a 20 de agosto.

A troca vale tanto para o primeiro quanto para o segundo uniforme.

Novo calção do uniforme principal
Novo calção do uniforme principalLionesses/FA

Outros esportes também mudam

As equipes femininas do Manchester City e do West Bromwich já alteraram a cor dos calções (para azul marinho e vinho, respectivamente), exemplo também seguido pela seleção feminina de rúgbi da Irlanda em março, que anunciou uma mudança para os calções azuis.

A questão das atletas vestidas de branco também foi levantada no torneio de tênis de Wimbledon do ano passado, quando as jogadoras falaram sobre a aflição de serem forçadas a usar branco quando menstruadas.

Neste ano, o Grand Slam britânico abrirá uma exceção ao seu rigoroso código de vestimenta – que exige que todos joguem totalmente de branco – e permitirá que as tenistas usem calções de cor escura no torneio.