Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Simona Halep: "Último ano foi o jogo mais difícil da minha vida"

Simona Halep
Simona HalepAFP
A tenista romena Simona Halep foi suspensa por um ano por ter testado positivo em um controle antidoping, tendo confirmada uma proibição de quatro anos, o que, aos 31 anos, pode encerrar sua carreira profissional.

Simona Halep reagiu à sanção com uma longa declaração na qual afirmou estar passando por uma situação muito complicada, mas disse que esgotará todos os meios para reverter a situação e voltar às quadras o mais rápido possível.

De acordo com a ex-número 1 do ranking da WTA e vencedora de dois Grand Slams, os diferentes órgãos encarregados de determinar a sanção se baseiam em um positivo específico e mínimo, sem levar em conta todo o seu histórico de negativos desde que se tornou profissional.

Declaração de Simona Halep

"Hoje, um tribunal do Programa Antidoping do Tênis anunciou uma decisão provisória no meu caso. O último ano foi o jogo mais difícil da minha vida e, infelizmente, minha luta continua. Dediquei minha vida ao belo jogo de tênis. Levo muito a sério as regras que regem nosso esporte e me orgulho do fato de nunca ter usado, consciente ou intencionalmente, qualquer substância proibida. Recusei-me a aceitar sua decisão de um banimento de quatro anos.

Em um relatório de 126 páginas, o tribunal concluiu que eu cometi as duas acusações feitas pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) - um teste de urina positivo para uma substância proibida durante a competição e uma violação do Programa de Passaporte Biológico do Atleta. Meus representantes e eu apresentamos à ITIA e ao tribunal provas contundentes em apoio à minha defesa, incluindo várias perguntas legítimas sobre as conclusões obtidas em relação ao meu teste de Passaporte Biológico de Atleta (ABP). Embora eu esteja grata por finalmente ter um resultado após inúmeros atrasos infundados e a sensação de viver no purgatório por mais de um ano, estou chocada e desapontadoa com a decisão deles.

Simona Halep com o título de Wimbledon
Simona Halep com o título de WimbledonAFP

Acredito em um esporte limpo e, em quase duas décadas como tenista profissional, em centenas de torneios e dois títulos de Grand Slam, passei por 200 exames de sangue e urina para detectar substâncias proibidas, todos eles limpos, até 29 de agosto de 2022. Antes da temporada de 2022 em quadra dura, por recomendação da minha equipe de confiança e do meu fisioterapeuta, adaptei meus suplementos nutricionais. Nenhum dos ingredientes listados incluía substâncias proibidas, mas agora sabemos - e o tribunal concordou - que um deles estava contaminado com roxadustat. Fui testada quase semanalmente após meu teste inicial positivo até o início de 2023, e todos deram negativo.

Simona Halep se defende das acusações
Simona Halep se defende das acusaçõesProfimedia

Apesar dessas evidências, a ITIA apresentou uma acusação de ABP somente depois que seu painel de especialistas tomou conhecimento de minha identidade, fazendo com que dois dos três mudassem repentinamente de opinião a favor das acusações da ITIA. A ITIA se baseou exclusivamente nas opiniões desses especialistas que analisaram apenas meus parâmetros sanguíneos, que mantive por mais de 10 anos na mesma faixa. Esse grupo ignorou o fato de que nenhuma substância proibida jamais foi encontrada em minhas amostras de sangue ou urina, com a única exceção de um teste positivo em 29 de agosto para roxadustat, que estava presente em um nível extremamente baixo e que, considerando meu teste negativo três dias antes, só poderia ter sido causado por exposição acidental ao roxadustat.

Sou eternamente grata pelo grande apoio que recebi de minha família, amigos e fãs de tênis de todo o mundo. Continuo treinando e fazendo tudo o que estiver ao meu alcance para limpar meu nome dessas falsas alegações e voltar às quadras. Pretendo recorrer dessa decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte e buscar todos os recursos legais contra a empresa de suplementos em questão.

Simona"