Southgate: Foden será "fundamental para a Inglaterra" na Copa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Southgate: Foden será "fundamental para a Inglaterra" na Copa

Foden atuou em apenas 21 minutos nesta Copa do Mundo
Foden atuou em apenas 21 minutos nesta Copa do MundoProfimedia
O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, disse que a estrela do Manchester City, Phil Foden, terá um papel importante a desempenhar pelos Três Leões no Catar.

O jogador de 22 anos - considerado um dos maiores talentos da Inglaterra a surgir em gerações - jogou apenas 21 minutos até agora na fase de grupos, quando entrou na vitória por 6-2 sobre o Irã.

Confira tabela completa da Copa do Mundo

Depois de uma exibição lenta e sem brilho no empate de 0 a 0 da Inglaterra contra os EUA, Southgate atraiu críticas de torcedores e especialistas por optar por não colocar Foden durante todo o jogo.

Com a Inglaterra lutando criativamente, o técnico da Inglaterra optou por trazer Marcus Rashford, Jordan Henderson e o companheiro de equipe de Foden no City, Jack Grealish, em uma tentativa de sair do empate.

Muitos clamavam para Foden começar. Depois que seus substitutos causaram pouco impacto no jogo, Southgate foi alvo de fortes críticas e desde então foi forçado a explicar seu processo de pensamento.

Falando à BBC, Southgate fez questão de destacar a força da Inglaterra em profundidade e enfatizou que Foden ainda terá um papel a desempenhar durante a campanha da Inglaterra na Copa do Mundo.

"Adoramos Phil, ele é um superjogador", disse Southgate, que levou a Inglaterra a quatro pontos em duas partidas do Grupo B. "Ele vai desempenhar um papel importante neste torneio para nós."

Foden, que marcou sete gols em 14 jogos da Premier League pelo Manchester City nesta temporada, fez sua estreia internacional em 2020 e soma 19 convocações pela Inglaterra.

Southgate ouve e entende as frustrações, não apenas dos espectadores, mas do próprio jogador, e diz que Foden continuou a se dedicar aos treinos antes do último jogo da fase de grupos da Inglaterra contra o vizinho País de Gales, na terça-feira .

"A mentalidade de Phil para treinar e a maneira como ele aborda tudo é excelente", disse Southgate. "É um jogador muito flexível nos atributos que tem e onde pode ter impacto. É uma ameaça de gol, o que também é muito importante".

A Inglaterra está praticamente classificada para as oitavas-de-final da Copa do Mundo no Catar, salvo um resultado catastrófico contra os galeses. Eles devem evitar uma derrota de quatro gols para seguir em frente, enquanto o País de Gales precisa vencer e torcer por um empate entre EUA e Irã para se classificar.

Curiosamente, um empate entre Inglaterra e País de Gales e uma vitória do Irã permitirão à equipe de Carlos Queiroz classificar-se como vencedora do grupo, apesar da derrota esmagadora no jogo de abertura.