Sporting surpreende Arsenal nos pênaltis e está nas quartas de final da Liga Europa
Na ida, os dois times empataram em 2 a 2 com novo empate forçando as penalidades no Emirates Stadium. O goleiro espanhol Adán, do Sporting, foi um dos grandes responsáveis por segurar o resultado no tempo normal e na prorrogação.
Nas penalidades, ele também mostrou sua estrela, defendendo a cobrança mal feita de Martinelli. Os confrontos das quartas de final da Europa League serão definidos em sorteio, marcado para esta sexta-feira.
O jogo desta quinta-feira foi o primeiro de Gabriel Jesus como titular depois de lesão que o deixou afastado dos gramados por quatro meses. Na última rodada da Premier League, ele já havia entrado no decorrer do jogo contra o Fulham.
O começo da partida foi morno, de estudo entre os dois times. A primeira oportunidade foi de Trincão, que chutou com perigo antes do Arsenal começar a dominar.
Aos 16 minutos, a partida melhorou de ritmo com o Arsenal sendo mais intenso nas suas ações ofensivas. O goleiro Adán foi bem na primeira vez em que foi exigida, com a segunda chegada do Arsenal logo se transformando em gol.
Jorginho fez belo lançamento em profundidade para Martinelli, que avançou antes de chutar. Adán defendeu e, no rebote, Xhaka chegou chutando para o fundo das redes do Sporting. O goleiro espanhol seguiu trabalhando bem na etapa inicial, evitando o pior para os portugueses.
As duas alterações que foi forçado a fazer, antes dos 21 minutos, não fez o Arsenal ter menos volume de jogo. Tomiyasu e Saliba precisaram deixar o campo, lesionados, deixando Arteta com apenas mais uma parada para realizar as substituições restantes. O Arsenal se instalava no campo lisboeta, com o Sporting sem conseguir avançar suas linhas.
Confira os resultados da Europa League
Leões indo pra cima
O Sporting não tinha outra alternativa no segundo tempo a não ser atacar os Gunners. A postura do time português nos primeiros minutos foi diferente, ficando por mais tempo no seu campo de ataque e pressionando os donos da casa, que se viram precisando se defender com intensidade.
O Arsenal mostrava-se preso, sem conseguir encontrar formas de se desvencilhar da pressão do Sporting. O time de Lisboa foi recompensado com sua melhora com um gol de placa de Pedro Gonçalves.
Após roubada de bola no meio, ele não pensou duas vezes e arriscou de muito longe. O chute de logo depois da linha do meio-campo foi preciso e encobriu Ramsdale para explodir a torcida verde no Emirates.
Veja como foi Arsenal x Sporting
O Arsenal pareceu sentir ainda mais o gol, com o Sporting seguindo mandando na partida. Dez minutos depois, Edwards perdeu chance de frente para Ramsdale, que defendeu com o rosto para evitar a virada.
Foi somente na reta final que o Arsenal conseguiu se recompor para voltar a ter domínio do jogo. O Sporting se defendeu bem para conseguir levar a decisão para a prorrogação. No tempo extra, o Arsenal seguiu pressionando, com o Sporting se segurando como dava em um confronto cheio de tensão.
O desgaste ficou evidente, principalmente para o lado lusitano, que não se incomodou de ganhar tempo para forçar as penalidades. Adán voltou a salvar o time nos instantes derradeiros, antes de Ugarte ser expulso e fazer as cobranças em tiros diretos ter um sabor de satisfação para os Leões.
Nos pênaltis, a eficiência portuguesa fez a diferença para confirmar uma classificação histórica, calando o Emirates, que ficou frustrado com a eliminação precoce na Liga Europa. No domingo, o Arsenal retoma presença na Premier League para defender a liderança, em casa, diante do Crystal Palace. O Sporting joga somente no dia 2 de abril, após a data FIFA, contra o Santa Clara, em casa.