Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Suíça vence Austrália e é campeã da Billie Jean King Cup pela 1ª vez

Reuters
As suíças perderam apenas um jogo em todo o torneio
As suíças perderam apenas um jogo em todo o torneioReuters
A Suíça conquistou seu primeiro título da Copa Billie Jean King no domingo (13) depois que Belinda Bencic derrotou Ajla Tomljanovic em sets seguidos na segunda partida da final.

Jil Teichmann tinha anteriormente prevalecido sobre Storm Sanders com parciais de 6-3, 4-6 e 6-3 em uma emocionante disputa para colocar a Suíça à frente do confronto, antes da campeã olímpica Bencic vencer Tomjlanovic por 6-2 e 6-1 e dar o título às suíças.

As equipes haviam se enfrentado na semifinal do ano passado em Praga, também ganha pela Suíça – que na sequência perdeu para a Rússia na final.

"O que aconteceu no ano passado nos deu uma motivação extra", disse Bencic após seu jogo. "Ficamos tão desoladas que acho que nunca chorei tanto".

"Mas no vestiário Jil veio até mim e disse: 'No próximo ano, a gente consegue, vamos ganhar'. E nós conseguimos, estou incrivelmente orgulhosa", completou Belinda Bencic.

Domínio sobre as australianas

Número 12 do mundo, Bencic não tinha perdido um set durante toda a semana e confirmou seu retrospecto contra Tomljanovic, apresentando um desempenho dominante para conquistar a vitória em uma hora e 15 minutos.

Na batalha entre as duas canhotas Teichmann e Sanders, a suíça dominou o primeiro set, mas Sanders, sofrendo com uma lesão na perna e precisando de tratamento na quadra, se recuperou duas vezes de uma quebra no segundo set e empatou a partida de forma emocionante.

Estafada no terceiro set, Sanders presenteou Teichmann com uma quebra chave no 3-2 em um game que durou 11 minutos. No fim, vitória da tenista suíça em duas horas e 18 minutos.

A primeira a gente nunca esquece

A Suíça tornou-se o 12º país diferente a vencer o torneio, anteriormente conhecido como Fed Cup, e o primeiro novo campeão desde a Itália em 2006. 

O torneio em Glasgow foi quase perfeito para as suíças, pois a equipe venceu nove partidas e perdeu apenas uma – a derrota nas duplas contra o Canadá no Grupo A.

Heptacampeã da Billie Jean King Cup, a Austrália havia vencido a anfitriã Grã-Bretanha na semifinal e estava buscando seu primeiro título desde 1974. A última final havia sido em 2019, quando as australianas foram derrotadas pela França em casa.

A Austrália substituiu a equipe russa na competição deste ano depois que a Rússia foi proibida de defender seus títulos da Copa Davis e da Copa Billie Jean King devido à invasão da Ucrânia.