Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Super Bowl: a história da grande decisão da NFL em cinco momentos

State Farm Stadium recebe o Super Bowl deste ano
State Farm Stadium recebe o Super Bowl deste anoState Farm Stadium/Twitter
Neste próximo domingo (12), os holofotes do mundo novamente se voltam aos Estados Unidos, porém, desta vez para celebrar a festa do esporte ou até mesmo a constatação de que o marketing e a propaganda podem ser sim parceiras dos clubes e associações.

Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles fazem a final da NFL, a Liga Profissional de Futebol Americano, no jogo conhecido como Super Bowl, o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás dos famosos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de futebol.

Os próprios números refletem o sucesso da partida única, que começou humildemente nos anos 60, para se tornar o evento mais assistido da televisão americana. 

Acompanhe Kansas City Chiefs x Philadelphia Eagles no Flashscore

Caminho das pedras

Nem tudo foram flores nesta trajetória. O grande jogo entre os campeões da Conferência Nacional e Americana da NFL surgiu após uma longa briga entre ligas rivais que disputavam o direito de ter o melhor campeonato dos Estados Unidos. Em 1920, a NFL (National Football League - "Liga Nacional de Futebol") foi criada em uma loja de carros, na cidade de Canton, em Ohio. À época, o futebol americano era um esporte marginalizado e não agradava ao publico norte-americano, que preferia os jogos de beisebol e o turfe (corridas a cavalo).

Registro da criação da NFL em uma loja de automóveis de Canton, em Ohio
Registro da criação da NFL em uma loja de automóveis de Canton, em OhioCidade de Canton/Divulgação

Com o passar do tempo, e as modificações nas regras, fato que diminuiu consideravelmente a violência e truculência do jogo oriundo do nosso tradicional futebol e do rúgbi inglês, o esporte foi passo a passo assumindo a primeira posição no gosto dos americanos. A liderança da NFL constantemente era ameaçada pelo surgimento de ligas rivais, mas as crises eram sempre contornadas pela entidade que se mantinha como a principal organização para o esporte no país.

Surgiu um rival

Registro do Boston Patriots, um dos times da AFL, e o precursor do New England Patriots
Registro do Boston Patriots, um dos times da AFL, e o precursor do New England PatriotsPatriots/Divulgação

Em 1960 tudo mudou. Uma rival de peso surgiu para abalar a hegemonia da NFL, a chamada AFL (American Football League - "Liga Americana de Futebol"). Seu diferencial para todas as outras ligas que a precederam foi a capacidade de organização, além do planejamento que levou a criação de várias equipes em cidades que não tinham times da NFL por conta do público, uma das exigências da entidade. 

Uma guerra então se iniciou. As duas ligas passaram a disputar tudo, desde audiência, a jogadores, tanto os profissionais, como os universitários. A situação ficou tão crítica, que uma passou a ameaçar a existência da outra. Foi então, que as entidades deram um pequeno sinal de "paz" ao promoverem um jogo que definiria o melhor dos Estados Unidos entre o campeão da NFL e da AFL.

Quem é o maior? 

Primeiro Super Bowl foi vencido pelos Packers, em Los Angeles
Primeiro Super Bowl foi vencido pelos Packers, em Los AngelesDivulgação/Packers

A primeira partida foi chamada de AFL-NFL World Championship Game, em 1967, e reuniu o Green Bay Packers, a equipe mais vitoriosa da era pré Super Bowl com 9 títulos, contra o Kansas City Chiefs. O resultado do jogo coroou o grande trabalho do treinador Vince Lombardi, o mesmo que hoje dá nome ao troféu concedido ao vencedor da final da NFL, os Packers ganharam a partida por 33 a 10 e conquistaram o primeiro Super Bowl da história.

A fusão

Em 1971 veio a tão desejada unificação. A NFL se transformou na junção das duas conferências, que passaram a se chamar NFC (Conferência Nacional, antiga NFL) e AFC (Conferência Americana, ex-AFC).

Campeões e sonhadores

Em 56 anos de história, 20 franquias levantaram o "caneco". Os New England Patriots e os Pittsburgh Steelers são os maiores campeões, ambos com seis títulos cada. Apenas quatro times nunca tiveram o gosto de aparecer no Super Bowl, são elas Detroit Lions, Cleveland Browns, e os caçulas da Liga, Jacksonville Jaguars e Houston Texans.