Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tatiane Weston-Webb vai às semifinais do surfe olímpico feminino; Luana é eliminada

Josias Pereira
Tatiane Weston-Webb comemora classificação nas águas de Teahupo'o
Tatiane Weston-Webb comemora classificação nas águas de Teahupo'oWilliam Lucas/COB
A brasileira Tatiane Weston-Webb avançou às semifinais do surfe feminino olímpico ao derrotar a espanhola Nadia Erostarbe nesta quinta-feira (1), em Teahupo'o, no Taiti. Esta é a primeira vez na história que uma mulher brasileira disputará uma semifinal de Jogos Olímpicos na modalidade.

Em seu somatório, Tatiane Weston-Webb obteve 8,10 contra 6,34 da rival espanhola. Na última edição dos Jogos Olímpicos, a brasileira foi eliminada nas oitavas de final, mas reabilitou-se nas águas do Taiti com uma jornada irrepreensível até aqui. 

Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos no Flashscore 

A competição poderia contar com uma semifinal totalmente basileira, mas Luana Silva, logo na sequência, não conseguiu superar a costarriquenha Brisa Hennessy, que será a adversária de Tatiane Weston-Webb por uma vaga na decisão olímpica. 

A norte-americana Caroline Marks enfrentará a francesa Johanne Defay na outra semifinal. 

Tatiane Weston-Webb fez uma prova de controle para cima da espanhola, buscando as melhores ondas e ampliando o somatório com boas sequências de manobras. Erostarbe chegou a reagir no fim, dando um susto na tentativa de dropar, mas acabou não dando sequência e a brasileira confirmou sua vaga. 

Fim da linha para Luana Silva

Luana Silva não teve a mesma sorte. A brasileira demorou bastante em suas tomadas de decisões, enquanto Brisa Hennesy dropou as ondas que vislumbrou possibilidades de pontuar. 

Luana ainda trocou a prancha faltando 11 minutos para o fim da bateria, quando precisava de 4,93 para superar a costarriquenha. A brasileira melhorou com a mudança, conseguindo um 2,33, sua primeira nota relevante. Pouco depois, ela ficou no quase ao não completar suas manobras em uma ótima possibilidade de passar à frente, ficando com 2,57 no somatório. 

Os últimos cinco minutos da disputa foram intensos, com Brisa liderando com 6,37, enquanto Luana tinha 4,80. A brasileira ainda sofreu na tentativa de dropar uma onda e acabou sendo arrastada pela maré em direção à praia. No retorno desesperado, ela conseguiu um 2,90, mas a pontuação foi insuficiente para vencer a adversária, sendo eliminada de Paris 2024 nas quartas de final.