Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Surfista Filipe Toledo se retira do circuito da WSL para focar em sua saúde mental

Daniel Ottoni
Filipe foi o primeiro surfista brasileiro a conquistar títulos mundiais consecutivos
Filipe foi o primeiro surfista brasileiro a conquistar títulos mundiais consecutivosProfimedia
O Brasil terá um importante desfalque na sequência do World Surf League (WSL), o circuito mundial de surfe. Filipe Toledo não vai disputar a temporada. Ele tomou a decisão, que foi divulgada neste domingo (11), alegando que precisa focar sem sua saúde mental. O surfista explicou os motivos também em seus stories no Instagram, deixando claro que segue focado em participar da Olimpíada de Paris.

“É com o coração pesado que anuncio hoje que estou me retirando para o restante da temporada do Championship Tour de 2024. Essa decisão foi muito difícil para mim e veio depois de dias de discussão com as pessoas mais próximas.

"A WSL tem me apoiado muito e estou muito grato por terem me concedido o wildcard para o início da temporada de 2025. Estou comprometido em voltar melhor do que nunca", comenta o brasileiro, duas vezes campeão mundial. 

Filipe já venceu 17 disputas do Championship Tour
Filipe já venceu 17 disputas do Championship TourAFP

"Espero que meus fãs em todo o mundo entendam esta decisão e fiquem comigo quando eu retornar ao tour no próximo ano. Desejo aos meus colegas competidores uma ótima temporada de CT pela frente. Estarei de olho", garante. 

Filipe foi o primeiro surfista brasileiro a conquistar títulos mundiais consecutivos (2022 e 2023). Ele foi o responsável por 17 vitórias em eventos do Championship Tour desde que ingressou pela primeira vez em 2013, aos 17 anos. Em 2023, foram quatro vitórias. 

Toledo receberá o wildcard da temporada 2025
Toledo receberá o wildcard da temporada 2025AFP

Apoio e respeito

A organização do evento não somente entendeu e respeitou a decisão de Filipe, como o apoiou, sabendo da importância de sua saúde mental em dia para a sequência de sua carreira.

O comprometimento e a dedicação envolvidos em competir no mais alto nível podem consumir tudo”, disse Jessi Miley-Dyer, Chefe de Esportes da WSL. “Apoiamos a decisão de Filipe de priorizar sua saúde física e mental enquanto ele dá um passo para trás.

"Esperamos que ele tenha tempo e espaço para se recuperar este ano e esperamos vê-lo de volta entre os melhores do mundo através do wildcard do WSL CT em 2025", afirma. 

A retirada de Toledo abre as portas para o marroquino Ramzi Boukhiam (MAR).