Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Técnico polonês pediu que jogadores evitassem "cartão bobo" contra Argentina

Técnico polonês pediu que jogadores evitassem "cartão bobo" contra Argentina
Técnico polonês pediu que jogadores evitassem "cartão bobo" contra ArgentinaProfimedia
O técnico da Polônia, Czeslaw Michniewicz, havia instruído seus jogadores a evitarem cartões desnecessários na partida contra a Argentina na quarta-feira (30), que classificou a seleção para as oitavas de final da Copa.

Os pontos de fair play poderiam ter decidido o destino de Polônia e México no torneio, já que eles ficaram empatados em pontos, saldo de gols e gols marcados durante alguns minutos da última rodada do Grupo C (além de terem empatado também o confronto direto).

A Argentina de Lionel Messi venceu a Polônia por 2 a 0 e ficou em primeiro lugar do grupo com seis pontos, enquanto a equipe de Michniewicz terminou em segundo, com quatro. A classificação veio pelo saldo de gols, apesar da derrota, depois que o México bateu a Arábia Saudita por 2 a 1.

"Eu não disse aos jogadores para tirarem o pé da bola, mas disse a eles para evitarem cartões bobos", disse Michniewicz na coletiva pós-jogo.

"Chegamos a falar sobre os cartões amarelos também para os jogadores que estavam no banco, porque foi só antes da partida, depois da reunião com o delegado do jogo, que soubemos que os cartões concedidos aos jogadores reservas não contam para o critério do fair play,” acrescentou o treinador.

Eu também pedi que não provocássemos (os argentinos), não puxássemos camisas, não discutíssemos com o árbitro", revelou Michniewicz.

Foi a diferença no saldo de gols que acabou decidindo a classificação final do Grupo C, com o México terminando com menos um e a Polônia com zero.

Se a Arábia Saudita não tivesse marcado no final da partida, a Polônia teria selado sua primeira passagem para as oitavas de um Mundial em 36 anos por causa dos pontos de fair play.

A única vez que os pontos de fair play foram necessários para desempatar duas equipes em uma Copa foi em 2018, quando Japão e Senegal ficaram empatados nos outros critérios. Por ter recebido menos cartões, o Japão seguiu em frente no Mundial da Rússia.

Lewa no lugar de Messi?

Michniewicz também disse que Lewandowski teria marcado cinco gols se jogasse pela Argentina:

"Se a seleção polonesa tivesse uma porcentagem de posse de bola como a Argentina, o número de passes trocados e situações ao redor da área - e se Robert jogasse hoje no lugar de Messi pela Argentina, e Messi por nós - então Messi não marcaria um gol e Robert teria marcado cinco", concluiu o técnico.

A Polônia enfrenta a França no domingo (4) pelas oitavas de final.