Alcaraz supera Sinner em batalha de cinco sets e vai à final de Roland Garros
O duelo foi lá e cá e acabou decidido em cinco sets, com o espanhol virando o jogo nas duas últimas parciais.
Alcaraz ganhou a partida por 2-6, 6-3, 3-6, 6-4 e 6-3, em 4h12min de confronto.
Na final de domingo, Carlitos encara o vencedor da segunda semifinal, que também será disputada nesta sexta-feira entre o alemão Alexander Zverev (4º) e o norueguês Casper Ruud (7º).
Apesar da derrota, Sinner vai sair de Paris como o próximo número 1 do mundo.
Recordes de Alcaraz
O espanhol de 21 anos é o tenista mais jovem da história a alcançar uma final de major em três pisos diferentes – ele conquistou o US Open em 2022 e Wimbledon em 2023.
Alcaraz é também o segundo mais jovem finalista de Roland Garros na chave masculina desde que Rafael Nadal conseguiu o feito em 2000, aos 19 anos de idade.
Como foi o jogo
Em uma das partidas mais esperadas do torneio, os dois jogadores tiveram dificuldades para encontrar seu melhor nível nos dois primeiros sets.
Com a partida empatada em 1 set a 1, Alcaraz parecia ter assumido o controle quando Sinner sofreu uma cãimbra na mão em 2 games a 2 na terceira parcial.
O italiano sacudia a mão regularmente entre os pontos, mas, após receber tratamento em quadra, conseguiu fechar o set em 6-3.
"Vi que ele estava sofrendo um pouco. Eu estava com cãibras, Jannik também no terceiro set. Tivemos que lutar. Sei que nesses momentos é preciso ter calma e continuar, porque a cãibra vai passar", revelou o número 3 do mundo após a partida.
Em um duelo muito equilibrado, o espanhol encontrou mais qualidade e intensidade no quarto set – o melhor do jogo – e empatou novamente o confronto.
No set decisivo, Alcaraz desfilou seus característicos momentos mágicos e conquistou sua 5ª vitória em 9 jogos contra o amigo e rival.
Ao todo, o espanhol acertou 65 winners contra 39 de Sinner, mas cometeu 58 erros não forçados, contra 44 do italiano. Na disputa das quebras de saque, foram 6 para cada lado.