Alcaraz vence Zverev em batalha de 5 sets e conquista Roland Garros pela 1ª vez
A vitória sobre o alemão veio após uma verdadeira montanha-russa de emoções, com parciais de 6-3, 2-6, 5-7, 6-1 e 6-2 em 4h20 de partida na quadra Philippe Chatrier, em Paris. O jogador de 21 anos segue com 100% de aproveitamento em finais de Grand Slam com o triunfo em Roland Garros. Os outros títulos foram no US Open de 2022 e em Wimbledon 2023.
Veja a chave masculina de Roland Garros
O agora número 2 do mundo também fica próximo de uma marca desejada por todo tenista: Career Slam. Com as conquistas de 3 dos 4 Grand Slams, falta apenas o Australian Open para Alcaraz completar o feito que apenas outros 7 homens conseguiram na história.
Alexander Zverev perdeu sua segunda final de Grand Slam na carreira e segue sem um dos quatro títulos mais importantes do tênis. O alemão amplia o jejum de seu país em chaves masculinas de Slams, que já alcançou 28 anos. A última glória germânica foi no Australian Open de 1996, com Boris Becker.
Montanha-russa em Paris
O duelo de cinco sets que decidiu Roland Garros apresentou muitas oscilações dos dois lados. O primeiro set foi dominado por Carlos Alcaraz, que já iniciou o jogo com uma quebra de saque. Depois de se impor, fechou a parcial em 6-3. Porém, o espanhol deixou Alexander Zverev voltar pro jogo e o alemão respondeu com um 6-2.
A terceira parcial parecia uma repetição da primeira, com Alcaraz abrindo 5-2, no entanto, ele deixou Zverev vencer 5 games seguidos e fechar em 7-5. Quando parecia que o alemão caminharia para 3 sets a 1 e o título, Carlos respondeu e venceu por 6-1.
O set desempate foi mais equilibrado, mas mesmo assim Alcaraz conseguiu a quebra no terceiro game. Confirmando os seus serviços com dificuldade, o jovem quebrou de novo no sétimo e fechou em 6-2 como o seu saque.