Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasileiros furam quali de Roland Garros, e país quebra jejum de 36 anos em Grand Slams

Guilherme Bianchini
Thiago Monteiro é um dos brasileiros na chave principal de Roland Garros
Thiago Monteiro é um dos brasileiros na chave principal de Roland GarrosAFP
Roland Garros 2024 já é histórico para o Brasil. As vitórias de Felipe Meligeni, Thiago Monteiro e Laura Pigossi nesta sexta-feira (24), pela última fase do qualifying, garantiram seis tenistas do país na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez desde 1988.

Outro brasileiro a furar o quali foi Gustavo Heide. O jovem de 22 anos garantiu vaga ao vencer o italiano Matteo Gigante na última quinta (23) por 6-3 e 6-2. O adversário na estreia será o argentino Sebastián Báez, 20º do mundo.

Confira a chave masculina de Roland Garros

O quarteto do quali se junta a Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild, que já estavam classificados para a chave principal pelo ranking. Em 1988, o Brasil teve sete tenistas na fase aguda de Roland Garros: Luciana Corsato, Gisele Miró, Niege Dias e Patrícia Medrado no feminino; Cássio Motta, Marcelo Hennemann e Luiz Mattar no masculino.

A chave principal de Roland Garros começa no próximo domingo (26). Bia Haddad estreia contra a italiana Elisabetta Cocciaretto, enquanto Wild enfrenta o francês Gaël Monfils.

Veja a chave feminina de Roland Garros

Meligeni, Monteiro e Pigossi garantem 100%

Felipe Meligeni abriu a sexta-feira com vitória por 2 sets a 0 sobre o português Jaime Faria (6-4 e 6-2). O paulista disputará a chave principal de um Grand Slam pela segunda vez em sua carreira, após chegar à 2ª fase do US Open em 2023. Ele enfrentará o norueguês Casper Ruud, 7º do ranking da ATP. 

Na sequência, Thiago Monteiro passou pelo espanhol Daniel Rincón também por 6-4 e 6-2. Em boa fase, o cearense saltou 22 posições na última atualização do ranking e assumiu o 84° lugar. O adversário na 1ª fase é o sérvio Miomir Kecmanovic (55º), derrotado por Monteiro no Masters 1000 de Roma.

Para fechar, Laura Pigossi atropelou a romena Cristina Dinu com duplo 6-2, e agora vai encarar Marta Kostyuk (20ª). A medalhista olímpica se garantiu na chave principal de Roland Garros de forma inédita. A vitória concluiu a participação do Brasil no quali com 100% de aproveitamento.