Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Djokovic volta a liderar ranking da ATP; Nadal sai do top 100 pela 1º vez em 20 anos

Novak em Paris com seu mais novo trofeu
Novak em Paris com seu mais novo trofeu AFP
O sérvio Novak Djokovic está de volta ao topo do ranking da ATP, divulgado nesta segunda-feira (12), depois de conquistar seu terceiro título em Roland Garros, o 23º Grand Slam da carreira, enquanto outra lenda do tênis, o espanhol Rafael Nadal, deixou o top 100.

Esta é a 388ª semana de Nole como número 1 do mundo. Em fevereiro, o sérvio já tinha batido o recorde entre homens e mulheres com mais tempo no topo do tênis mundial, superando a alemã Steffi Graffi (377 semanas).

O jovem espanhol Carlos Alcaraz, derrotado por Djokovic na semifinal em Roland Garros, caiu para a segunda posição, enquanto o russo Daniil Medvedev é agora o número 3.

O norueguês Casper Ruud, vice-campeão em Paris, manteve-se na quarta posição, com 40 pontos de vantagem sobre o grego Stefanos Tsitsipas (5º).

Top 10 do ranking mundial
Top 10 do ranking mundialFlashscore

Por sua vez, o russo Karen Khachanov, que caiu nas quartas de final, retorna ao Top 10 na décima posição, ultrapassando o canadense Felix Auger-Aliassime (11º).

Nadal despenca

Campeão do Aberto da França pela 14ª vez em 2022, Rafael Nadal não participou do torneio este ano e acabou perdendo 122 posições no ranking. O espanhol agora é o número 136 e pode cair ainda mais, já que ficará afastado durante vários meses, devido a problemas físicos.

É a primeira vez desde 2003 que Nadal não está entre os 10 melhores do mundo.

O brasileiro mais bem colocado é Thiago Monteiro, que ganhou quatro posições e agora é 94º.

Já Thiago Wild, que surpreendeu ao eliminar Daniil Medvedev e chegar à terceira rodada em Paris, saiu no número 172 para ocupar a 130ª posição.

Confira o ranking completo da ATP