Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iga Swiatek inicia a defesa de Roland Garros de olho em títulos consecutivos

Reuters
Iga Swiatek em ação contra Elena Rybakina em Roma no início deste mês
Iga Swiatek em ação contra Elena Rybakina em Roma no início deste mêsReuters
Iga Swiatek (21) está de olho em dois títulos consecutivos no Aberto da França, apesar de uma recente lesão na coxa, e a número um do mundo continua otimista de que estará totalmente apta para sua partida de primeira rodada na terça-feira.

Swiatek foi forçada a se retirar das quartas de final do Aberto da Itália contra a eventual campeã Elena Rybakina (23) depois de sofrer a lesão, mas disse que os dias extras de folga podem ajudá-la na busca pelo terceiro título de Roland Garros em quatro anos.

Depois de vencer o torneio de quadra de saibro em Stuttgart no mês passado e ser vice-campeã contra Aryna Sabalenka (25) em Madri, a polonesa continua sendo a favorita em Paris, pois inicia sua 61ª semana no topo do ranking da WTA.

"Felizmente, nada de grave aconteceu, então tive alguns dias de folga", disse Swiatek na sexta-feira. "Ainda estou me recuperando da lesão na coxa, mas estarei bem para a primeira rodada. Isso é o mais importante para mim.

"Ter esse tempo para me recuperar, pensar em outras coisas e me acalmar por alguns dias foi muito útil. E também para analisar o que aconteceu durante toda a temporada de saibro.

"É uma boa maneira de ir para o último torneio da temporada de saibro com todo o conhecimento que adquiri."

Swiatek, que completa 22 anos esta semana, enfrentará a espanhola Cristina Bucsa (25) na primeira rodada na quadra Philippe-Chatrier, enquanto a campeã de Wimbledon, Elena Rybakina, enfrenta a qualifier tcheca Brenda Fruhvirtova (16).

A tunisiana Ons Jabeur (28) também se lesionou durante a preparação para o Aberto da França, mas disse que voltou a ficar totalmente em forma depois que um problema na panturrilha a impediu de defender seu título em Madri.

"Definitivamente, estou 100%. Eu estava treinando com muitas jogadoras, me movimentando normalmente. Definitivamente encontrei meu ritmo. Sinto que a maneira como me movo na quadra está muito melhor", disse Jabeur, que chegou a duas finais de Grand Slam no ano passado.

Ela enfrentará a italiana Lucia Bronzetti (24) na terça-feira, enquanto a finalista do ano passado, Coco Gauff (20), enfrentará a espanhola Rebeka Masarova (23), e as ex-campeãs de Grand Slam Victoria Azarenka (33) e Bianca Andreescu (22) se enfrentarão na última partida na quadra Simonne-Mathieu.

No sorteio masculino, Daniil Medvedev (27), segundo cabeça-de-chave, chega a Paris com uma melhora significativa no saibro, tendo conquistado seu primeiro título na superfície depois de derrotar Holger Rune (20) e vencer o Aberto da Itália deste mês.

O russo, que foi até as quartas de final em Paris em 2021, ganhou cinco títulos em um ano estelar até agora e abrirá contra o qualifier brasileiro Thiago Seyboth Wild (23).

"Com certeza tenho mais expectativas do que normalmente tinha em Roland Garros", disse Medvedev. "Mas sei que também é complicado".

O norueguês Casper Ruud (20), que foi vice-campeão com Rafa Nadal na final do ano passado, enfrenta o sueco Elias Ymer (27), enquanto o dinamarquês Rune enfrenta o americano Christopher Eubanks (27).