Iga Swiatek inicia a defesa de Roland Garros de olho em títulos consecutivos
Swiatek foi forçada a se retirar das quartas de final do Aberto da Itália contra a eventual campeã Elena Rybakina (23) depois de sofrer a lesão, mas disse que os dias extras de folga podem ajudá-la na busca pelo terceiro título de Roland Garros em quatro anos.
Depois de vencer o torneio de quadra de saibro em Stuttgart no mês passado e ser vice-campeã contra Aryna Sabalenka (25) em Madri, a polonesa continua sendo a favorita em Paris, pois inicia sua 61ª semana no topo do ranking da WTA.
"Felizmente, nada de grave aconteceu, então tive alguns dias de folga", disse Swiatek na sexta-feira. "Ainda estou me recuperando da lesão na coxa, mas estarei bem para a primeira rodada. Isso é o mais importante para mim.
"Ter esse tempo para me recuperar, pensar em outras coisas e me acalmar por alguns dias foi muito útil. E também para analisar o que aconteceu durante toda a temporada de saibro.
"É uma boa maneira de ir para o último torneio da temporada de saibro com todo o conhecimento que adquiri."
Swiatek, que completa 22 anos esta semana, enfrentará a espanhola Cristina Bucsa (25) na primeira rodada na quadra Philippe-Chatrier, enquanto a campeã de Wimbledon, Elena Rybakina, enfrenta a qualifier tcheca Brenda Fruhvirtova (16).
A tunisiana Ons Jabeur (28) também se lesionou durante a preparação para o Aberto da França, mas disse que voltou a ficar totalmente em forma depois que um problema na panturrilha a impediu de defender seu título em Madri.
"Definitivamente, estou 100%. Eu estava treinando com muitas jogadoras, me movimentando normalmente. Definitivamente encontrei meu ritmo. Sinto que a maneira como me movo na quadra está muito melhor", disse Jabeur, que chegou a duas finais de Grand Slam no ano passado.
Ela enfrentará a italiana Lucia Bronzetti (24) na terça-feira, enquanto a finalista do ano passado, Coco Gauff (20), enfrentará a espanhola Rebeka Masarova (23), e as ex-campeãs de Grand Slam Victoria Azarenka (33) e Bianca Andreescu (22) se enfrentarão na última partida na quadra Simonne-Mathieu.
No sorteio masculino, Daniil Medvedev (27), segundo cabeça-de-chave, chega a Paris com uma melhora significativa no saibro, tendo conquistado seu primeiro título na superfície depois de derrotar Holger Rune (20) e vencer o Aberto da Itália deste mês.
O russo, que foi até as quartas de final em Paris em 2021, ganhou cinco títulos em um ano estelar até agora e abrirá contra o qualifier brasileiro Thiago Seyboth Wild (23).
"Com certeza tenho mais expectativas do que normalmente tinha em Roland Garros", disse Medvedev. "Mas sei que também é complicado".
O norueguês Casper Ruud (20), que foi vice-campeão com Rafa Nadal na final do ano passado, enfrenta o sueco Elias Ymer (27), enquanto o dinamarquês Rune enfrenta o americano Christopher Eubanks (27).