Roland Garros: "Grande chance que foi meu último jogo", diz Nadal após derrota contra Zverev

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal perde para Zverev na estreia e admite possível fim em Roland Garros

O adeus do supercampeão na Philippe-Chartrier
O adeus do supercampeão na Philippe-ChartrierProfimedia
A lenda Rafael Nadal falou em tom de despedida após perder em sets diretos para o alemão Alexander Zverev, nesta segunda (27), na primeira rodada de Roland Garros 2024.

Nadal perdeu a partida por 3 sets a 0, parciais de 6-3, 7-6 (5) e 6-3, e foi eliminado na estreia no Grand Slam francês pela primeira vez na carreira.

Esta foi também apenas a quarta derrota em 116 partidas do espanhol em Roland Garros desde sua estreia triunfante em 2005.

"Eu realmente espero vê-los novamente, mas não sei. Há uma grande porcentagem de que tenha sido meu último jogo aqui", disse o espanhol de 37 anos para a torcida.

"É difícil falar. Se vai ser minha última vez aqui, não estou 100% seguro. Se é a última vez, eu aproveitei", afirmou após o duelo, acrescentando que Roland Garros é o lugar que ele "mais ama".

"Espero estar de volta a esta quadra para as Olimpíadas", acrescentou ele.

Nadal se dirigiu à plateia em caráter excepcional a pedido da direção do torneio, já que é apenas o vencedor que se pronuncia em quadra após as partidas.

"Se foi o último (jogo), absolutamente obrigado por cada partida e por cada emoção transmitida ao longo dos anos", concluiu.

Despedida de alto nível

Com a arena Philippe-Chatrier lotada – e com a presença dos melhores tenistas do mundo na arquibancada  –, Nadal proporcionou uma exibição que relembrou seus grandes momentos no tênis.

O ex-número 1 do mundo mostrou garra, atleticismo e categoria contra Zverev, deixando a torcida de pé em muitos momentos. Zverev foi sólido o tempo inteiro, porém, e se vingou da derrota na semifinal de 2022.

Alexander Zverev frustrou a torcida francesa
Alexander Zverev frustrou a torcida francesaAFP

O Rei do Saibro teve uma quebra de saque no segundo e terceiro sets. Mas, em ambas as ocasiões, o alemão respondeu na sequência mesmo com os gritos de “Rafa, Rafa” ecoando alto na quadra Philippe Chatrier, fechada por conta da chuva.

Nadal salvou dois set points no nono game do primeiro set, mas acabou cedendo após 50 minutos de batalha, no que se tornou apenas o quarto set de abertura que ele perdeu em Roland Garros em todos os tempos.

Números do duelo
Números do dueloFlashscore

O segundo set foi o mais equilibrado. Nadal quebrou pela primeira vez e levou a parcial para o tie-break.

Na parte mais tensa do duelo, o alemão conseguiu se manter dominante e chegou a fazer 5-3 após um extenuante rali de 19 golpes.

Rafa estava tentando evitar ralis longos porque Zverev parecia visivelmente mais inteiro no jogo.

Após fechar o tie-break, o número 5 do mundo saiu 2-0 atrás no terceiro set, mas, novamente, se recuperou rápido.

Embora tenha disparado golpes incríveis durante toda a partida, Nadal não teve forças para reagir e superar o excelente jogo de Zverev.

Alexander Zverev passou por um enorme teste na caminhada em busca de seu 1º título de Grand Slam da carreira.

Na segunda rodada, o alemão de 27 anos enfrenta o vencedor de David Goffin e Giovanni Mpetshi Perricard.

Siga Roland Garros em tempo real