Com polêmica, Sabalenka vence Kostyuk e avança em Roland Garros
A número dois do mundo, Aryna Sabalenka, venceu por 6-3 e 6-2 em uma partida onde a preparação foi ofuscada pelas contínuas consequências esportivas da invasão da Ucrânia pela Rússia. Sabalenka disse na véspera do confronto que entendia se Marta Kostyuk sentisse "ódio" por uma jogadora da Bielorrússia, uma aliada militar da Rússia.
No entanto, Sabalenka, de 25 anos, não se incomodou na quadra Philippe Chatrier, vencendo 10 dos últimos 12 jogos para chegar à segunda fase. No final da partida, Kostyuk caminhou rapidamente para sua cadeira, ignorando sua oponente antes de Sabalenka fazer uma reverência para a platéia enquanto vaias ecoavam pelo estádio.
"Foi uma partida muito difícil emocionalmente. Achei que vocês estavam contra mim, mas realmente senti seu apoio", disse a campeã do Australian Open
Kostyuk, tenista de 20 anos, tem falado abertamente sobre a resposta do mundo do tênis à invasão russa de sua terra natal, dizendo que banalidades anti-guerra não foram suficientes. Quando ela ganhou seu primeiro título WTA de carreira em Austin no início deste ano com a vitória sobre a russa Varvara Gracheva, ela o dedicou ao seu país e "todas as pessoas que estão lutando e morrendo".