Australian Open sorteia chaves masculina e feminina; veja destaques
Em busca do recorde de 25 Grand Slams e de seu 11º Australian Open, Novak Djokovic, número 1 do mundo, dará início à defesa do título em Melbourne contra um jogador do qualifying. Do mesmo lado do sorteio ficou o italiano Jannik Sinner, que enfrentará o holandês Botic van de Zandschulp na estreia.
Veja a chave masculina do Australian Open
O número 2 do mundo, Carlos Alcaraz, iniciará sua aventura australiana contra o experiente francês Richard Gasquet. No caminho de uma eventual final poderá enfrentar o alemão Alexander Zverev nas quartas de final e o dinamarquês Holger Rune ou o russo Daniil Medvedev nas semis.
Melbourne não receberá o vencedor de 22 Grand Slams, Rafael Nadal, que participou do ATP 250 de Brisbane. O espanhol sofreu uma "microrruptura muscular" na sua terceira partida e retornou para a Espanha.
Berrettini, armadilha para Tsitsipas
O finalista da última edição Stefanos Tsitsipas não teve sorte e iniciará o torneio contra o italiano Matteo Berrettini, prejudicado por lesões nos últimos meses, em um dos duelos mais marcantes da primeira rodada. Outra partida de alto nível é a do argentino Tomás Martín Etcheverry (30º cabeça-de-chave), que chegou ás quartas do último Roland Garros, contra o vencedor de três Grand Slams Andy Murray.
Bia Haddad enfrenta tcheca
Na chave feminina, a brasileira Bia Haddad (número 11 do mundo) enfrentará a tcheca Linda Fruhvirtova (número 85 do mundo) na estreia do primeiro Grand Slam do ano. Caso avance, Bia enfrentará a vencedora do duelo entre a espanhola Sara Sorribes Tormo e uma tenista do qualifying.
Veja a chave feminina do Australian Open
O sorteio também proporcionou um início desafiador para a número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek, que enfrentará a vencedora do Australian Open de 2020, a americana Sofia Kenin. A polonesa pode se encontrar em uma hipotética semifinal com a cazaque Elena Rybakina, enquanto do outro lado estão a americana Coco Gauff e a campeã do ano anterior, a bielorrussa Aryna Sabalenka.
No retorno a um Grand Slam após dar à luz a filha em julho, a japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo e bicampeã em Melbourne, enfrentará a francesa Caroline Garcia. Osaka, também vencedora do US Open em 2018 e 2020, não disputa um Grand Slam desde o US Open de 2022.