Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lesões, quedas no qualifying e maternidade: conheça 20 nomes ausentes no Australian Open de 2024

Berrettini se retirou do Aberto da Austrália no último minuto
Berrettini se retirou do Aberto da Austrália no último minutoProfimedia
Não haverá falta de drama no primeiro Grand Slam de tênis da temporada. Ainda assim, o Aberto da Austrália deste ano não contará com alguns jogadores de destaque. O Flashscore traz uma lista de até 20 nomes que definiram tendências nos últimos tempos, mas que não estarão presentes em Melbourne. O último a se retirar no primeiro dia do torneio foi o carismático italiano Matteo Berrettini (27).

Mulheres

Karolina Muchova é a jogadora mais bem classificada no ranking mundial que não conseguiu chegar à Austrália. A tenista número nove do mundo teve que adiar seu retorno devido a problemas persistentes no pulso.

Petra Kvitova anunciou a feliz notícia logo após a meia-noite da véspera de Ano Novo. Ela anunciou que ela e seu marido Jiri Vanek estão esperando um bebê. Logicamente, uma viagem à Austrália estava fora de cogitação.

Belinda Benčičová é outra futura mamãe. Ela informou sobre sua gravidez no início de novembro.

Madison Keys teve que se ausentar devido a uma lesão no ombro, embora a atual número 18 do mundo tenha chegado às semifinais em Melbourne duas vezes no passado.

Bianca Andreescu jogou sua última partida em casa, no Canadá, em agosto, e vem sofrendo com problemas nas costas desde então. A vencedora do US Open de 2019, por sua vez, caiu para a 108ª posição no ranking da WTA.

Siga o Aberto da Austrália pelo Flashscore

Elisabeth Mandlikova jogou seu primeiro Grand Slam no Aberto da Austrália no ano passado, seguido de participações em Roland Garros e de uma rodada em Wimbledon. Mas a filha da lenda tcheca do tênis Hana Mandlikova não teve um segundo semestre tão bom no ano passado e, assim como no US Open, terminou na fase classificatória em Melbourne.

Jennifer Brady jogou a final em Melbourne em 2021, antes de desaparecer do circuito e retornar no US Open do ano passado. Ela avançou para a terceira rodada, mas não conseguiu acompanhar seu desempenho. Atualmente, ela está em 237º lugar no ranking da WTA e nem sequer viajou para a Austrália.

Jil Teichmann ainda estava em 30º lugar em abril, mas depois caiu drasticamente do top 100 e precisou se classificar na Austrália. Ela terminou na segunda rodada.

Eugenie Bouchard ainda está tentando, em vão, voltar ao centro das atenções. Sua última aparição foi em Guadalajara, em setembro. A finalista de Wimbledon de 2014 tem se dedicado mais ao pickleball ultimamente e nem sequer viajou para a Austrália.

Venus Williams tentou voltar aos torneios do Grand Slam no ano passado, mas não conseguiu passar da primeira rodada nenhuma vez. Além disso, ela machucou o joelho e sua carreira parece ter chegado ao fim.

Homens

Rafael Nadal acreditava muito que seria em Melbourne que ele se reapresentaria ao público do tênis. Seu retorno parecia ousado, vencendo Dominic Thiem no início do ano, antes de sofrer lesão muscular na coxa.

Nick Kyrgios perderá o Grand Slam em casa pelo segundo ano consecutivo. Ele jogou apenas uma partida no ano passado devido a lesões. Mas ele não faltará em Melbourne e agora desempenhará o papel de comentarista em uma emissora de TV. 

Aslan Karatsev entrou no torneio desta temporada em Brisbane, mas se machucou durante sua partida contra o jogador da casa Jason Kubler. Ele lesionou o ligamento cruzado anterior, portanto, foi necessário dar uma pausa.

Matteo Berrettini estava ansioso por um retorno, depois de ter jogado sua última partida no US Open no ano passado, quando sofreu uma lesão na perna direita. Ele estava programado para jogar contra Stefanos Tsitsipas na primeira rodada em Melbourne, a partida mais esperada da abertura do Aberto da Austrália. No entanto, durante o primeiro dia do torneio, foi divulgada a notícia de que o italiano ainda não havia se recuperado de lesão na perna direita.

Dominic Stricker impressionou no ano passado ao avançar até as oitavas de final do US Open. Mas em dezembro, o jovem suíço de porte atarracado também jogou nas semifinais do torneio Next Gen. Foi lá que suas costas o traíram e encerraram sua temporada. Na primeira semana de janeiro, ele anunciou que não havia tido tempo para se recuperar.

Fabio Fognini perderá Melbourne pela primeira vez desde 2006. O veterano italiano de 36 anos está fazendo tratamento para uma lesão muscular na panturrilha. "Infelizmente não poderei ir à Austrália, pois a recuperação requer ainda mais tempo e preciso de mais espaço para me preparar para partidas competitivas", disse ele. Será a primeira vez em 20 anos que Fognini não participará de uma rodada de qualificação.

Diego Schwartzman viajou para Melbourne, mas não participará do evento principal do Aberto da Austrália. O experiente argentino e ainda estável entre os 10 melhores jogadores em 2021 teve que ir para a rodada de qualificação, onde terminou na primeira rodada.

Benoit Paire não se classificou no ano passado, assim como neste ano. O eterno rebelde barbudo está subindo lentamente na classificação. Atualmente, ele está em 117º no ranking e é o 15º melhor francês no circuito.

Brandon Nakashima é um ex-vencedor do ATP Next Gen Finals e muitos o consideram um grande futuro. Entretanto, no primeiro Grand Slam da temporada, ele se despediu após a primeira rodada da fase classificatória, quando perdeu em dois sets para Jakub Mensik.

Reilly Opelka originalmente queria usar o ranking protegido para retornar, mas acabou optando por não participar no último minuto, enviando Dominik Thiem para o evento principal. O jogador americano passou por uma cirurgia no quadril em 2022 e jogou apenas uma partida no Challenger desde então. Ultimamente, ele tem se dedicado mais à moda e à coleção de quadros e parece que sua curta carreira pode ter chegado ao fim.