Sinner consegue virada sobre Medvedev e conquista o Australian Open pela 1ª vez
Sinner se tornou o primeiro campeão em solo australiano que não se chama Novak Djokovic, Rafa Nadal ou Roger Federer em uma década.
Este foi o primeiro confronto pelo título masculino na Rod Laver Arena, desde 2005, que não contou com nenhum dos "Três Grandes". As parciais foram de 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3 em uma final de alta qualidade.
Medvedev, terceiro cabeça de chave, chegou à disputa como o primeiro homem desde Pete Sampras, há quase três décadas, a chegar à final depois de várias reviravoltas de dois sets contra. Ele teve um início rápido para passar pelo primeiro set com uma dupla quebra.
A única derrota anterior de Medvedev em 51 partidas de Grand Slam em quadras duras, depois de vencer o primeiro set, foi em Melbourne Park, na final de 2022. O russo de 27 anos, apelidado de "Polvo", colocou um tentáculo no troféu, vencendo o próximo set.
Sinner errou uma fácil devolução de forehand depois de um rali de 31 trocas de bola no 10º game do terceiro set, antes de quebrar o saque de Medvedev e vencer o set. Foi ali que sua volta por cima no confronto começou. De repente, a sensação sobre quem seria o novo campeão tornou-se diferente.
O italiano salvou um break point em 3 a 3 em um quarto set tenso e atacou o saque de Medvedev novamente no final para empatar a partida em dois sets cada, antes de uma quebra vital para uma vantagem de 4 a 2 no set decisivo que o colocou no caminho da vitória.