Top 10 estatísticas mais interessantes da chave masculina do Australian Open
O fim de uma era
Com a desistência de Rafael Nadal do evento, este será o primeiro sorteio principal de simples masculino no Aberto da Austrália sem Nadal ou Roger Federer desde 1999.
O centurião solitário
Roger Federer venceu o maior número de partidas de simples masculino no Aberto da Austrália, terminando sua carreira com um recorde de 102-15. Federer é o único jogador a ter vencido 100 ou mais partidas no evento, com Novak Djokovic em seguida, com 89.
O domínio de Djokovic na Austrália
Na Era Aberta, Djokovic detém a maior porcentagem de vitórias no individual masculino no Aberto da Austrália, com uma taxa de vitórias de 91,8%. Djokovic é um dos três jogadores com uma taxa de vitórias de 90% ou mais no individual masculino, junto com Jimmy Connors (91,7%) e Andre Agassi (90,6%) - mínimo de 10 partidas.
Caso vença sua partida de primeira rodada, Djokovic se tornará apenas o segundo jogador na Era Aberta a participar de 200 partidas de Grand Slam em quadra dura, depois de Roger Federer (221).
Stan, o homem
Desde que Marat Safin venceu o Aberto da Austrália em 2005, apenas um outro jogador que não faz parte dos Três Grandes venceu o torneio de simples masculino - Stanislas Wawrinka, derrotando Nadal na final de 2014.
Sempre a dama de honra
Andy Murray participou do maior número de finais de simples masculino no Aberto da Austrália sem vencer na Era Aberta, perdendo em todas as cinco ocasiões - 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016. Ele é o único jogador da Era Aberta a participar de cinco ou mais finais de simples masculino em um único evento de Grand Slam sem vencer.
A geração perdida
Daniil Medvedev é o único dos 10 melhores tenistas masculinos com idade entre 27 e 35 anos, e um dos três únicos entre os 15 melhores.
Nova geração
É a primeira vez que dois ou mais jogadores com menos de 23 anos (Carlos Alcaraz e Janik Sinner) estão entre os cinco primeiros colocados no sorteio de simples masculino do Aberto da Austrália desde 2010 (Novak Djokovic, Andy Murray e Juan Martin del Potro).
Caso vença o individual masculino no Aberto da Austrália deste ano, Alcaraz se tornará apenas o quarto jogador na Era Aberta a ganhar três títulos de Grand Slam antes de completar 21 anos, depois de Mats Wilander, Bjorn Borg e Nadal.
Território inexplorado
Caso conquiste o 11º título do Aberto da Austrália este ano, Djokovic se tornará o primeiro jogador masculino ou feminino na história do tênis a conquistar 25 títulos de Grand Slam de simples.