Sabalenka supera Zheng para manter o título do Australian Open
A bielorrussa, segunda cabeça de chave, quase não errou no que se transformou em seu campo de caça mais feliz, pois se tornou a primeira mulher a manter a coroa de Melbourne Park desde a compatriota Victoria Azarenka em 2013.
"Foram duas semanas incríveis e eu não poderia me imaginar levantando este troféu mais uma vez", disse Sabalenka.
"Quero parabenizá-la, Qinwen, por essas duas semanas incríveis aqui na Austrália. Sei que é muito difícil perder na final, mas você é uma jogadora incrível.
"Você é uma garota muito jovem e ainda vai chegar a muitas outras finais e vai conseguir."
Sabalenka entrou na partida sem perder um set no primeiro major do ano e manteve-se perfeita, juntando-se a Ash Barty, Serena Williams, Maria Sharapova e Lindsay Davenport no clube de elite de jogadoras que conseguiram o feito desde 2000.
Veja como foi Sabalenka x Zheng
Ela desferiu golpes monstruosos para vencer a final com uma quebra logo no início e milhares de torcedores chineses e milhões de pessoas em seus países viram Zheng ficar atrás por 3 a 0.
Sabalenka não tinha as bandeiras de seu país nas arquibancadas devido a uma proibição por causa do papel de seu país na invasão da Ucrânia pela Rússia, mas a carismática jogadora de 25 anos tem uma grande base de fãs em Melbourne e contou com o apoio da Rod Laver Arena para vencer o primeiro set.
Zheng, que havia salvado quatro set points, mostrou que estava lentamente ganhando confiança em seu segundo encontro com Sabalenka ao disparar seu forehand em meio ao grito de "Jia You" de seus compatriotas na multidão.
Um winner certeiro rendeu a Sabalenka um break point no game de abertura do segundo set e a dupla falta de Zheng lhe deu a vitória de bandeja.
A primeira finalista, de 21 anos, que tentava igualar sua ídolo Li Na - campeã em Melbourne Park há 10 anos e primeira jogadora asiática e chinesa a vencer um torneio importante - viu suas esperanças se esvaírem depois de mais dois erros de saque que a deixaram em desvantagem de 4 a 1.
Siga o Australian Open no Flashscore
Sabalenka ignorou o jogo de serviço instável para encerrar a final mais unilateral desde que Azarenka derrotou Maria Sharapova por 6-3 6-0 em 2012, com um winner de forehand.
"É minha primeira final e estou com um pouco de pena, mas é assim mesmo", disse Zheng. "Não me sinto bem, sei que poderia ter feito melhor do que fiz nessa partida."