Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em um mundo de dor: a batalha de Rafael Nadal contra lesões ao longo da carreira

Rafael Nadal recebe tratamento médico em Brisbane
Rafael Nadal recebe tratamento médico em BrisbaneAFP
No domingo (8), Rafael Nadal se retirou do Aberto da Austrália com uma ruptura muscular depois de jogar seu primeiro torneio, o ATP de Brisbane, em quase um ano.

O 22 vezes vencedor de títulos de Grand Slam tem sido atormentado por lesões ao longo de sua carreira, inclusive perdendo 11 majors devido a uma série de problemas no joelho, pés, tornozelo, abdômen e pulso.

A AFP Sport analisa o histórico de dores de Nadal:

2003: Cotovelo

Dois anos após sua estreia profissional, Nadal teve seus primeiros problemas físicos que o forçaram a desistir do Aberto da França depois de sofrer uma lesão no cotovelo durante o treinamento.

2004: Pé esquerdo

Com apenas 18 anos, Nadal perde o Aberto da França e Wimbledon devido a um osso quebrado no pé.

2009: Joelho

Rafael Nadal, da Espanha, devolve uma tacada para Juan Martin Del Potro, da Argentina, durante o US Open de 2009
Rafael Nadal, da Espanha, devolve uma tacada para Juan Martin Del Potro, da Argentina, durante o US Open de 2009AFP

Em junho, Nadal, que já havia perdido pela primeira vez no Aberto da França, sofre de tendinite nos joelhos, privando-o da oportunidade de defender o título de Wimbledon que havia conquistado 12 meses antes em uma final épica contra Roger Federer.

Em setembro, Nadal é eliminado das semifinais do US Open ao admitir que estava jogando com uma ruptura abdominal.

2012: Joelho

Uma tendinite no joelho esquerdo força Nadal a não participar dos Jogos Olímpicos, onde era o atual campeão. O astro espanhol também fica de fora do US Open devido a problemas no joelho esquerdo.

2014: Costas

Apesar de um problema nas costas, Nadal chega à final do Aberto da Austrália em janeiro, onde perde para Stan Wawrinka.

Em julho, uma lesão no pulso direito o obriga a perder o US Open.

Histórico de lesões de Rafael Nadal
Histórico de lesões de Rafael NadalFlashscore

2016: Pulso

Uma lesão no pulso esquerdo obriga Nadal a se retirar do Aberto da França, onde já é nove vezes campeão, antes da terceira rodada.

2021: Pé

Em agosto, Nadal encerra sua temporada mais cedo devido a mais problemas no pé esquerdo e explica que sofre da síndrome de Mueller-Weiss há anos. Essa condição afeta um dos ossos do pé, causando dor crônica. Ele será submetido a uma cirurgia em setembro.

2022: Costela/Pé/Abdômen

Rafael Nadal, da Espanha, fala com a mídia para anunciar sua desistência de Wimbledon 2022 durante uma coletiva de imprensa
Rafael Nadal, da Espanha, fala com a mídia para anunciar sua desistência de Wimbledon 2022 durante uma coletiva de imprensaAFP

Depois de derrotar Carlos Alcaraz nas semifinais em Indian Wells, Nadal perde na final para Taylor Fritz. Em seguida, ele perde vários torneios, inclusive o Monte Carlo Masters, devido a uma costela quebrada.

Em maio e junho, Nadal sofre com uma dor aguda no pé esquerdo. Depois de conquistar o 14º título do Aberto da França - e a 22ª coroa do Grand Slam - ele revela que precisa tomar "injeções anestésicas antes de cada partida" para colocar o pé para dormir, o que lhe permite jogar.

"É óbvio que não posso e não quero continuar jogando nessas circunstâncias", disse Nadal.

Semanas depois, Nadal teve que desistir de uma aguardada semifinal de Wimbledon contra Nick Kyrgios, depois de sofrer uma ruptura no abdômen em um extenuante confronto com Fritz nas quartas de final.

2023: Quadril

Em janeiro, Nadal perde na segunda rodada do Aberto da Austrália e explica que está sofrendo de uma lesão no quadril. Ele previu uma ausência da turnê de 6 a 8 semanas, mas acabou encerrando a temporada antes de se submeter a uma cirurgia.

2024: Coxa

Rafael Nadal, da Espanha, parece abatido em sua partida de quartas de final contra Jordan Thompson, da Austrália, durante o Brisbane International
Rafael Nadal, da Espanha, parece abatido em sua partida de quartas de final contra Jordan Thompson, da Austrália, durante o Brisbane InternationalProfimedia

Depois de quase um ano afastado, Nadal volta à ação em Brisbane, chegando às quartas de final, onde perde para Jordan Thompson. Ele sente dores na coxa esquerda e um exame de ressonância magnética revela "uma micro lesão muscular". Ele se retira do Aberto da Austrália e retorna à Espanha para consultar sua equipe médica.