Rafael Nadal enfrentará Dominic Thiem na primeira rodada de Brisbane
Rafa Nadal enfrentará Dominic Thiem na rodada de 32-avos de final às 21h (horário de Brasília) deste dia 1° de janeiro. Ele recebeu um wildcard que lhe permitiu evitar os primeiros colocados.
No entanto, terá de lidar com um jogador que também sabe o que é estar nas primeiras posições do ranking mundial. Ambos parecem estar a anos-luz de seus melhores momentos, mas essa é, sem dúvida, uma das partidas mais atraentes do início de 2024.
O austríaco venceu o australiano James McCabe (2-6, 7-6/7-4, 6-4) e o italiano Giulio Zeppieri (3-6, 6-4, 6-4, 6-4) nas eliminatórias. Em ambos os casos, ele foi obrigado a sair atrás e, portanto, enfrentará o evento com certo cansaço após duelos que duraram um total de cinco horas e meia de esforço. Thiem, campeão do US Open de 2020, terá que se recuperar bem para enfrentar o desafio nas melhores condições possíveis.
Quebrando o gelo
O retorno oficial de Nadal aconteceu neste domingo (31), em partida de duplas, ao lado de Marc Lopez, quando os espanhóis foram derrotados por 2 a 0 (6/4, 6/4) pelos australianos Max Purcell e Jordan Thompson.
Nadal não competia há quase um ano. Há dúvidas sobre o que ele poderá oferecer em quadra, embora ele mesmo tenha sido responsável por reduzir a euforia em mais de uma ocasião.
Foi no dia 18 de janeiro de 2023, no Aberto da Austrália, que ele jogou pela última vez (com lesão no quadril, ele perdeu em três sets para Mackenzie McDonald).
Houve um tempo em que era comum que Nadal e Thiem se encontrassem com alguma frequência, situação que não acontece desde o início de 2021. Em um dos principais confrontos, no final de 2020, Thiem saiu vitorioso no ATP Finals em Londres.
Ele havia também vencido o confronto anterior, no Aberto da Austrália, quando impediu que Nadal chegasse às semifinais após quatro sets muito disputados - três deles resolvidos no tiebreak.