Sabalenka bate Swiatek e vai à final do WTA 1000 de Cincinnati pela 1ª vez
Sabalenka vai retomar o 2º lugar do ranking da WTA na próxima atualização, uma semana antes do início do US Open.
A final do WTA 1000 de Cincinnati está marcada para segunda-feira (19). A bielorrussa vai enfrentar a vencedora da semifinal entre a espanhola Paula Badosa e a americana Jessica Pegula, que duelam neste domingo.
Apesar do placar confortável, Sabalenka teve dificuldades para fechar o jogo contra Swiatek, que ofereceu grande resistência nos games finais. A polonesa esboçou uma reação quando perdia por 5-1, salvou nove match points e conseguiu a quebra para deixar o segundo set em 5-3.
Veja todos os detalhes de Iga Swiatek 0-2 Aryna Sabalenka
No saque de Iga, porém, Sabalenka aproveitou a 10ª chance de fechar a partida com um winner de devolução.
"Finalmente quebrei a barreira", disse Sabalenka sobre sua primeira final em Cincinnati, após três derrotas em semifinais. "Foi uma batalha tão difícil contra a Iga, e também tivemos que ser pacientes com o clima."
Gotas de chuva exigiram que as linhas da quadra fossem secas com toalhas e forçaram várias pequenas interrupções durante o jogo.
"Nos match points, eu só tive que dizer a mim mesma que é por isso que ela é a número um do mundo e lutará até o último ponto. Eu só precisava continuar fazendo meu trabalho e, com sorte, vencer", explicou Sabalenka.
A vitória serviu como revanche para a bielorrussa, que perdeu as finais de Madrid e Roma para Swiatek em maio. Sabalenka também reduziu a desvantagem no confronto direto com a polonesa, agora de 8 a 4.