Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Swiatek conquista vitória histórica e coloca Polônia nas semis da Copa Billie Jean King

Reuters
Swiatek empatou duelo de simples antes de virada nas duplas
Swiatek empatou duelo de simples antes de virada nas duplasJORGE GUERRERO / AFP)
A Polônia enfrentará a Itália em sua primeira semifinal da Copa Billie Jean King depois de vencer a República Tcheca por 2 a 1, em uma partida muito disputada que terminou na madrugada deste domingo (17).

ária A tcheca Marie Bouzkova venceu a partida de abertura contra Magdalena Frech por 6-1 4-6 6-4, e coube a Swiatek manter vivas as chances da Polônia de chegar às semifinais do torneio pela primeira vez.

Siga a Billie Jean King Cup pelo Flashscore

A número dois do mundo, invicta na Billie Jean King Cup nos últimos cinco anos, fez exatamente isso, mas foi muito testada pela adolescente Linda Noskova, a quem derrotou por 7-6(4) 4-6 7-5 em um confronto apertado que durou duas horas e 39 minutos.

Swiatek quebrou o saque da adversária abrir uma vantagem de 3 a 1 no último set, antes que Noskova, que a eliminou do Aberto da Austrália em janeiro, empatasse em 4 a 4.

A polonesa venceu a partida e empatou o confronto em 1 a 1 antes de voltar à quadra com Katarzyna Kawa para a decisão contra as duplas número um do mundo Katerina Siniakova e Bouzkova.

Swiatek e Kawa então selaram uma impressionante vitória por 6-1 e 6-4 sobre as tchecas em uma hora e 11 minutos.

“Estou muito feliz por jogar com Iga e por termos conseguido. É realmente um grande dia, o início de um grande dia”, disse Kawa ao iniciar as comemorações de seu 31º aniversário no domingo.

Swiatek, cinco vezes vencedora de Grand Slams, acrescentou: “Em 20 minutos, estarei morta! Foi um dia exaustivo, mas tudo funcionou. Fizemos um ótimo trabalho e vencemos.”

Itália vence Japão

A Itália se tornou a primeira nação a chegar às semifinais depois de vencer o Japão por 2 a 1 com uma vitória decisiva de Jasmine Paolini e Sara Errani em sets diretos nas duplas sobre Shuko Aoyama e Eri Hozumi no sábado.

O duelo estava empatado em 1 a 1 depois que Paolini, vice-campeã do Aberto da França e de Wimbledon, derrotou Moyuka Uchijima, 56ª colocada no ranking, por 6-3 e 6-4 na segunda partida de simples para colocar as italianas no placar.

Enquanto o primeiro confronto foi de maior domínio, o segundo estava empatado em 4 a 4 antes que Paolini, número quatro do mundo, conseguisse a vitória em pouco mais de uma hora.

Paolini voltou para as duplas com Errani, que tem cinco títulos de duplas em Grand Slam. A dupla, que ganhou o ouro nas Olimpíadas de Paris, dominou para vencer a dupla japonesa por 6-3 e 6-4.

Depois de o Japão estar perdendo por 5 a 1 no segundo set, Aoyama e Hozumi mostraram grande espírito para diminuir para 5 a 4, mas a resistência durou pouco, pois as italianas selaram a vitória.

“A estratégia era sacar bem e tentar fazer um jogo agressivo porque o duelo era muito rápido. Elas jogaram muito bem nas duplas, então foi uma partida muito estressante. Mas, no final, sou grata por termos conseguido vencer como equipe”, disse Paolini após a vitória nas duplas.

“Este ano estou um pouco acostumada”, acrescentou a jogadora de 28 anos quando perguntada sobre jogar simples e duplas em sequência. “Mas vou descansar agora, vou trabalhar com os fisioterapeutas”

Mais cedo, a jogadora japonesa nascida nos Estados Unidos, Ena Shibahara, 135ª do ranking mundial, lutou para vencer Elisabetta Cocciaretto, 54ª do ranking, por 3-6, 6-4 e 6-4.

Quatro vezes campeã da Copa Billie Jean King, a Itália, que foi vice-campeã em 2023, ganhou o título pela última vez em 2013.

O Canadá enfrentará a Grã-Bretanha e a Austrália jogará contra a Eslováquia no domingo para disputar uma vaga na outra semifinal.