Swiatek conquista vitória histórica e coloca Polônia nas semis da Copa Billie Jean King
ária A tcheca Marie Bouzkova venceu a partida de abertura contra Magdalena Frech por 6-1 4-6 6-4, e coube a Swiatek manter vivas as chances da Polônia de chegar às semifinais do torneio pela primeira vez.
Siga a Billie Jean King Cup pelo Flashscore
A número dois do mundo, invicta na Billie Jean King Cup nos últimos cinco anos, fez exatamente isso, mas foi muito testada pela adolescente Linda Noskova, a quem derrotou por 7-6(4) 4-6 7-5 em um confronto apertado que durou duas horas e 39 minutos.
Swiatek quebrou o saque da adversária abrir uma vantagem de 3 a 1 no último set, antes que Noskova, que a eliminou do Aberto da Austrália em janeiro, empatasse em 4 a 4.
A polonesa venceu a partida e empatou o confronto em 1 a 1 antes de voltar à quadra com Katarzyna Kawa para a decisão contra as duplas número um do mundo Katerina Siniakova e Bouzkova.
Swiatek e Kawa então selaram uma impressionante vitória por 6-1 e 6-4 sobre as tchecas em uma hora e 11 minutos.
“Estou muito feliz por jogar com Iga e por termos conseguido. É realmente um grande dia, o início de um grande dia”, disse Kawa ao iniciar as comemorações de seu 31º aniversário no domingo.
Swiatek, cinco vezes vencedora de Grand Slams, acrescentou: “Em 20 minutos, estarei morta! Foi um dia exaustivo, mas tudo funcionou. Fizemos um ótimo trabalho e vencemos.”
Itália vence Japão
A Itália se tornou a primeira nação a chegar às semifinais depois de vencer o Japão por 2 a 1 com uma vitória decisiva de Jasmine Paolini e Sara Errani em sets diretos nas duplas sobre Shuko Aoyama e Eri Hozumi no sábado.
O duelo estava empatado em 1 a 1 depois que Paolini, vice-campeã do Aberto da França e de Wimbledon, derrotou Moyuka Uchijima, 56ª colocada no ranking, por 6-3 e 6-4 na segunda partida de simples para colocar as italianas no placar.
Enquanto o primeiro confronto foi de maior domínio, o segundo estava empatado em 4 a 4 antes que Paolini, número quatro do mundo, conseguisse a vitória em pouco mais de uma hora.
Paolini voltou para as duplas com Errani, que tem cinco títulos de duplas em Grand Slam. A dupla, que ganhou o ouro nas Olimpíadas de Paris, dominou para vencer a dupla japonesa por 6-3 e 6-4.
Depois de o Japão estar perdendo por 5 a 1 no segundo set, Aoyama e Hozumi mostraram grande espírito para diminuir para 5 a 4, mas a resistência durou pouco, pois as italianas selaram a vitória.
“A estratégia era sacar bem e tentar fazer um jogo agressivo porque o duelo era muito rápido. Elas jogaram muito bem nas duplas, então foi uma partida muito estressante. Mas, no final, sou grata por termos conseguido vencer como equipe”, disse Paolini após a vitória nas duplas.
“Este ano estou um pouco acostumada”, acrescentou a jogadora de 28 anos quando perguntada sobre jogar simples e duplas em sequência. “Mas vou descansar agora, vou trabalhar com os fisioterapeutas”
Mais cedo, a jogadora japonesa nascida nos Estados Unidos, Ena Shibahara, 135ª do ranking mundial, lutou para vencer Elisabetta Cocciaretto, 54ª do ranking, por 3-6, 6-4 e 6-4.
Quatro vezes campeã da Copa Billie Jean King, a Itália, que foi vice-campeã em 2023, ganhou o título pela última vez em 2013.
O Canadá enfrentará a Grã-Bretanha e a Austrália jogará contra a Eslováquia no domingo para disputar uma vaga na outra semifinal.