Brasil é eliminado da Copa Davis no apagar das luzes; veja duelos das quartas de final
Com a vitória da Itália por 2 jogos a 1 contra a Holanda, neste domingo (15), o time brasileiro ficou com a terceira colocação do Grupo A. Apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançaram para a fase final do torneio.
Os italianos ganharam de todos os rivais do grupo e avançaram na 1ª colocação, com 3 pontos, enquanto Brasil, Holanda e Bélgica ficaram com 1 ponto cada e com o mesmo saldo de vitórias (4v, 5d).
Os holandeses terminaram na vice-colocação devido ao saldo de sets.
Após perder de Itália e Holanda nas primeiras rodadas, o Brasil bateu a Bélgica no sábado (com 2 vitórias em simples e derrota em duplas) e dependia de uma performance perfeita dos anfitriões neste domingo para passar de fase – resultado que quase veio após as duas vitórias italianas em simples.
No último jogo do domingo, porém, a dupla holandesa Van De Zandschulp/Koolhof ganhou por 2 sets a 0 dos italianos Bolelli/Vavassori e tirou a equipe de Jaime Oncins das quartas de final.
Duelos do mata-mata
O mata-mata da Copa Davis 2024 será disputado em Málaga, na Espanha, de 19 a 24 de novembro.
Itália, Holanda, Estados Unidos, Austrália, Argentina e Alemanha se classificaram para a fase final do torneio.
A anfitriã Espanha, de Carlos Alcaraz, encara Holanda ou Alemanha. O país que escapar dos espanhóis no sorteio duela com o Canadá.
Do outro lado da chave, os EUA enfrentam Argentina ou Austrália. Quem não cair com os americanos pega a Itália.
Confira os resultados da Copa Davis
Brasil volta ao qualifier
O time brasileiro conseguiu em 2024 seu melhor resultado na Davis desde 2001.
No ano que vem, o Brasil segue na 1ª divisão da Copa Davis (chamada de "Grupo Mundial"), mas terá de disputar a classificatória para retornar à fase decisiva e evitar rebaixamento para o Grupo Mundial 1 (2ª divisão).